Como melhorar a sua autoconfiança para ser mais bem sucedido

Todo mundo admira uma pessoa autoconfiante. Podemos até invejá-los um pouco! Pessoas com boa autoconfiança parecem estar à vontade consigo mesmas e com seu trabalho. Eles convidam e inspiram confiança nos outros. Essas são características atraentes.

Nem sempre é fácil ter confiança em si mesmo, principalmente se você for naturalmente autocrítico ou se outras pessoas o rebaixarem. Mas existem passos que você pode seguir para aumentar e manter sua autoconfiança.

O que é autoconfiança – e por que isso é importante?

auto confiança

Autoconfiança é entender que você confia em seu próprio julgamento e habilidades, e que se valoriza e se sente digno, independentemente de quaisquer imperfeições ou do que os outros possam acreditar a seu respeito.

Autoeficácia e autoestima são às vezes usadas como sinônimos de autoconfiança, mas são sutilmente diferentes.

Ganhamos um senso de autoeficácia quando nos vemos (e outros como nós) dominando habilidades e alcançando metas. Isso nos encoraja a acreditar que, se aprendermos e trabalharmos duro em uma determinada área, teremos sucesso. É esse tipo de confiança que leva as pessoas a aceitarem desafios difíceis e a seguir em frente diante dos contratempos.

Auto estima  é uma sensação mais geral de que podemos lidar com o que está acontecendo em nossas vidas e que temos o direito de ser felizes.

Além disso, a auto-estima vem em parte do sentimento de que as pessoas ao nosso redor nos aprovam. Podemos ou não ser capazes de controlar isso e, se recebermos muitas críticas ou rejeições de outras pessoas, nossa auto-estima pode facilmente sofrer, a menos que a apoiemos de outras maneiras.

Confiança e comportamento

Dê uma olhada nos exemplos na tabela abaixo, que compara o comportamento confiante com o comportamento associado à baixa autoconfiança. Quais pensamentos ou ações você reconhece em si mesmo e nas pessoas ao seu redor?

Comportamento ConfianteComportamento associado à baixa autoconfiança
Fazer o que você acredita ser certo, mesmo que outros zombem de você ou o critiquem por isso.Governe seu comportamento com base no que outras pessoas pensam.
Estar disposto a assumir riscos e ir além para alcançar coisas melhores.Ficar na sua zona de conforto, temendo o fracasso e evitando riscos.
Admitindo seus erros e aprendendo com eles.Trabalhando duro para encobrir erros e esperando que você consiga consertar o problema antes que alguém perceba.
Esperando que os outros o parabenizem por suas realizações.Exaltar suas próprias virtudes sempre que possível para o maior número de pessoas possível.
Aceitando elogios graciosamente. “Obrigado, eu realmente trabalhei muito nesse prospecto. Fico feliz que você reconheça meus esforços.”Dispensando elogios sem cerimônia. “Oh, aquele prospecto não era nada realmente, qualquer um poderia ter feito isso.”

Como mostram esses exemplos, a baixa autoconfiança pode ser autodestrutiva e pode se manifestar como negatividade.

Pessoas autoconfiantes geralmente são mais positivas – elas se valorizam e confiam em seu próprio julgamento. Mas eles também reconhecem suas falhas e erros e aprendem com eles.

Por que a autoconfiança é importante

A autoconfiança é vital em quase todos os aspectos de nossas vidas, mas muitas pessoas lutam para encontrá-la. Infelizmente, isso pode ser um ciclo vicioso: as pessoas com falta de autoconfiança têm menos probabilidade de alcançar o sucesso que poderia lhes dar mais confiança.

Por exemplo, você pode não querer apoiar um projeto que é apresentado por alguém que está visivelmente nervoso, atrapalhado ou constantemente se desculpando. Por outro lado, você pode ser persuadido por alguém que fala claramente, que mantém a cabeça erguida, responde a perguntas com segurança e admite prontamente quando não sabe algo.

Pessoas confiantes inspiram confiança nos outros: seu público, seus colegas de trabalho, seus chefes, seus clientes e seus amigos. E ganhar a confiança de outras pessoas é uma das principais maneiras de ter sucesso. Nas seções a seguir, veremos como você pode fazer isso.

Como parecer mais confiante para os outros

Você pode mostrar autoconfiança de várias maneiras: no seu comportamento, na sua linguagem corporal e no que você diz e como o diz.

Projetar uma imagem positiva para outras pessoas pode ajudá-lo a melhorar sua autoconfiança. Não é simplesmente uma questão de “fingir”. Se você projeta com confiança, é mais provável que os outros respondam bem e esse feedback positivo o ajudará a acreditar em si mesmo.

Linguagem corporal

Nosso artigo sobre linguagem corporal explora o assunto com mais detalhes, mas aqui estão algumas dicas gerais para fazer você parecer – e se sentir – mais confiante.

Adote uma postura aberta. Sente-se ou fique em pé e coloque as mãos ao lado do corpo. Evite ficar com as mãos nos quadris, pois isso pode comunicar o desejo de dominar. E certifique-se de não desleixar!

Mantenha a cabeça erguida e nivelada. Não se incline muito para a frente ou para trás, pois isso pode fazer você parecer agressivo. E se você estiver apresentando, use gestos com as mãos abertas. Abra as mãos, com as palmas voltadas ligeiramente para o público. Isso indica uma vontade de comunicar e compartilhar ideias. Mantenha os braços próximos ao corpo.

Comunicação cara a cara

Pessoas com baixa autoconfiança costumam ter dificuldade em causar uma boa primeira impressão , se eles estão encontrando um cliente, discursando em uma reunião ou fazendo uma apresentação. Você pode ser tímido ou inseguro, mas pode tomar medidas imediatas para parecer mais confiante.

Envolver-se com as pessoas é importante, portanto, mantenha contato visual enquanto fala. Isso mostra que você está interessado no que eles estão dizendo e que está participando ativamente da conversa. Mas tenha em mente todas as considerações culturais quando se trata de linguagem corporal e comunicação.

Não se mexa ou desvie o olhar enquanto a conversa continua, pois isso pode fazer você parecer distraído ou ansioso.

Se apertar as mãos é a saudação usual em seu local de trabalho, seja firme. Não muito firme, porém, e evite ser muito aberto. Alcançar o pulso ou ombro da outra pessoa com a mão livre costuma ser visto como uma forma de estabelecer domínio e não é recomendado para uma primeira reunião. Evite tornar o encontro difícil – ou pior, doloroso!

Enfrentando desafios de curto prazo para sua autoconfiança

Mesmo a pessoa mais confiante externamente pode às vezes duvidar de suas habilidades. Por exemplo, você pode ter talento para apresentar grandes ideias ou soluções, mas luta para fazer sua voz ser ouvida nas reuniões. Ou, de repente, você pode acabar tendo que trabalhar em casa por um longo período de tempo e se sentir perdido ou isolado sem a companhia de seus colegas.

Para lidar com quedas de confiança de curto prazo, primeiro tente identificar a causa do problema.

Se você tem dificuldade em manter a confiança por causa de coisas que acha que não pode fazer, faz sentido melhorar suas habilidades. Realizar uma análise SWOT pessoal para identificar seus pontos fortes e fracos. Em seguida, elabore um plano de ação para trabalhar nas áreas em que você não é tão forte.

As atitudes ou o comportamento de outras pessoas podem contribuir para a sua falta de confiança. Se você está sendo intimidado , se você estiver sujeito a microagressões no local de trabalho ou se sentir que as pessoas estão fazendo suposições injustas sobre você, você precisa denunciar esse comportamento.

Procure a ajuda de seu gerente de linha. Se eles forem parte do problema, fale com o RH. Ninguém deve aceitar o bullying no local de trabalho.

Assertividade prática para construir um senso de que você tem direitos e necessidades como indivíduo e certificar-se de que os outros entendam e respeitem seus limites pessoais . Isso ajudará a construir a segurança psicológica de que você precisa para desenvolver a autoconfiança.

Pessoas com baixa autoconfiança muitas vezes acham que não merecem ser felizes e que de alguma forma merecem ser maltratadas. Embora o sentimento possa ser verdadeiro, a crença certamente não é!

Como você ganha autoconfiança e a mantém?

A ação de curto prazo pode resolver problemas imediatos ou agudos com sua autoconfiança, mas a construção da confiança de longo prazo precisa de uma ação mais fundamental. Isso pode envolver a introdução de mudanças em seu estilo de vida e a elaboração de planos robustos para o futuro.

Construindo Hábitos Confiantes

Para construir um forte senso de auto-estima e a confiança que dela se desenvolve, procure desenvolver bons hábitos (e quebrar os maus !).

Cuide da sua saúde física e mental : o exercício regular pode melhorar ambos. Certifique-se de que está dormindo o suficiente e que tem uma boa alimentação. Não fazer isso pode levar a se sentir mal consigo mesmo.

Trabalhando em sua imagem pessoal também pode ter um impacto positivo em sua autoconfiança. Se você conseguir projetar uma imagem positiva de seu eu autêntico, provavelmente começará a receber um feedback positivo que é tão importante para sua autoconfiança.

Revisão de conquistas anteriores

Sua autoconfiança pode aumentar quando você é capaz de dizer: “Eu posso fazer isso e aqui está a evidência”. Como parte de sua análise SWOT pessoal, você terá identificado coisas nas quais é bom, com base em suas realizações anteriores.

Liste as 10 coisas das quais você mais se orgulha em um “registro de conquistas”. Talvez você tenha sido o melhor em um teste ou exame importante, desempenhou um papel fundamental em uma equipe ou projeto importante ou fez algo que fez uma diferença positiva na vida de outra pessoa.

Reveja essas conquistas e use-as para fazer afirmações positivas sobre o que você pode fazer. Essas afirmações podem ser particularmente eficazes se você tende a minar sua própria confiança com uma conversa interna negativa.

Definição de metas de aumento da confiança

Definir e atingir metas é uma parte importante do desenvolvimento da autoconfiança. Definição de metas  é o processo que você usa para definir metas para si mesmo e para medir o quão bem você as atingiu.

Informe seu estabelecimento de metas com sua análise SWOT pessoal. Estabeleça metas que aproveitem ao máximo seus pontos fortes, minimizem seus pontos fracos, aproveitem as oportunidades e atenuem as ameaças que você enfrenta.

Depois de identificar os objetivos principais que deseja alcançar, identifique o primeiro passo que você precisa dar para cada um. Certifique-se de que é um passo muito pequeno, talvez não leve mais de uma hora para ser concluído.

Se, ao definir metas, você encontrar dúvidas começando a surgir, escreva-as e questione-as com calma e racionalidade. Se elas parecem menos sérias quando examinadas, isso é ótimo. No entanto, se elas se basearem em riscos genuínos, certifique-se de definir metas adicionais para gerenciá-los adequadamente.

Dividir grandes objetivos em etapas menores, dessa forma, faz com que pareçam muito mais atingíveis. Ele também permite que você acompanhe seu progresso e reflita sobre o quão longe você já chegou.

Pontos chave

Quando você está autoconfiante, você confia em seu próprio julgamento e habilidades. Significa ter um forte senso de valor próprio e autoconfiança.

Você pode tomar medidas imediatas para projetar maior autoconfiança na maneira como se comporta e como aborda as outras pessoas. Você pode então desenvolver essas estratégias de curto prazo em maneiras de construir e manter a autoconfiança por um longo prazo.

Aumentar sua confiança significa desenvolver bons hábitos que irão melhorar sua auto-estima, independentemente do que as outras pessoas pensem de você. Sentir-se bem em relação às suas realizações anteriores e definir metas alcançáveis ​​para o futuro o ajuda a construir e manter essa confiança.