definir metas

Definição de metas: guia científico para definir e alcançar objetivos

12 Dezembro, 2020

Definir metas e objetivos de maneira adequada permite-nos ter mais 80% de probabilidade de sucesso. A definição de metas é por isso o primeiro passo e um dos mais importantes quando queremos atingir algo.

NESTA PÁGINA

  • I. O que é definição de metas?
  • O que é definição de metas?
  • Lemes e remos
  • II. Como definir metas que você realmente seguirá
  • 1. Elimine implacavelmente seus objetivos
  • 2. Empilhe suas metas
  • 3. Defina um limite superior
  • III. Como alcançar seus objetivos de maneira consistente
  • Como alinhar seu ambiente com seus objetivos
  • Como Medir Suas Metas
  • Para onde ir a partir daqui
  • Todos os artigos de definição de metas

O estabelecimento de metas está em todo o nosso mundo. Estabelecemos metas para nossas carreiras, nossa saúde e nossas vidas em geral. Parece que a sociedade moderna está sempre nos encorajando a pensar sobre o próximo marco. No entanto, o que não pensamos o suficiente é a ciência e a estratégia de como atingir seus objetivos. É para isso que este guia está aqui.

Esteja você definindo metas pessoais ou profissionais, este guia explicará tudo o que você precisa saber. Você pode clicar nos links abaixo para ir para uma seção específica ou simplesmente rolar para baixo para ler tudo. No final desta página, você encontrará uma lista completa de todos os artigos que escrevi sobre definição de metas.

I. O que é definição de metas?

  • O que é definição de metas?
  • Lemes e remos

II. Como definir metas que você realmente seguirá

  • Elimine implacavelmente seus objetivos
  • Empilhe seus objetivos
  • Definir um limite superior

III. Como alcançar seus objetivos de maneira consistente

  • Como alinhar seu ambiente com seus objetivos
  • Como Medir Suas Metas
  • Para onde ir a partir daqui
definir metas

I. O que é definição de metas?

Os especialistas definem o estabelecimento de metas como o ato de selecionar uma meta ou objetivo que você deseja alcançar. Justo. Essa definição faz sentido, mas acho que há uma maneira muito mais útil de pensar sobre o estabelecimento de metas.

O que é definição de metas?

A maioria dos exercícios de definição de metas começa com um consultor que recebe muito caro em frente a um quadro branco e pergunta algo como: “Como é o sucesso para você? Em termos muito específicos, o que você deseja alcançar? ”

Se levarmos a sério o cumprimento de nossos objetivos, devemos começar com uma pergunta muito diferente. Em vez de considerar que tipo de sucesso queremos, devemos perguntar: “Que tipo de dor eu quero?”

Esta é uma estratégia que aprendi com meu amigo e autor, Mark Manson . O que Mark percebeu é que ter um objetivo é a parte fácil. Quem não gostaria de escrever um livro best-seller, perder peso ou ganhar mais dinheiro? Todo mundo quer atingir esses objetivos.

O verdadeiro desafio não é determinar se você deseja o resultado, mas se está disposto a aceitar os sacrifícios necessários para atingir seu objetivo. Você quer o estilo de vida que vem com sua busca? Você quer o processo chato e feio que vem antes do resultado emocionante e glamoroso?

É fácil sentar e pensar o que  poderia fazer ou o que nós  gostamos de fazer. É algo totalmente diferente aceitar as compensações que vêm com nossos objetivos. Todo mundo quer uma medalha de ouro. Poucas pessoas querem treinar como um atleta olímpico.

Isso nos leva ao nosso primeiro insight importante. O estabelecimento de metas não se trata apenas de escolher as recompensas que deseja desfrutar, mas também os custos que está disposto a pagar.

Lemes e remos

Imagine um pequeno barco a remos. Seus objetivos são como o leme de um barco. Eles definem a direção e determinam para onde você vai. Se você se comprometer com um objetivo, o leme permanecerá firme e você continuará avançando. Se você alternar entre as metas, o leme se moverá ao redor e será fácil remar em círculos.

No entanto, existe outra parte do barco que é ainda mais importante do que o leme: os remos. Se o leme é o seu objetivo, os remos são o seu processo para alcançá-lo. Enquanto o leme determina sua direção, são os remos que determinam seu progresso.

Essa metáfora do leme e dos remos ajuda a esclarecer a diferença entre sistemas e objetivos . É uma distinção importante que aparece em todas as partes da vida.

  • Se você é técnico,  seu objetivo é ganhar um campeonato. Seu sistema é o que sua equipe faz na prática todos os dias.
  • Se você é um escritor,  seu objetivo é escrever um livro. Seu sistema é a programação de escrita que você segue todas as semanas.
  • Se você é um corredor,  seu objetivo é correr uma maratona. Seu sistema é sua programação de treinamento para o mês.
  • Se você é um empresário,  sua meta é construir um negócio de um milhão de dólares. Seu sistema é seu processo de vendas e marketing.

As metas são úteis para definir a direção. Os sistemas são ótimos para realmente fazer progressos. Na verdade, o principal benefício de ter um objetivo é que ele informa que tipo de sistema você precisa implementar. No entanto, o próprio sistema é o que realmente alcançou os resultados.

Isso nos leva ao nosso segundo insight importante. As metas determinam sua direção. Os sistemas determinam seu progresso. Você nunca chegará a lugar nenhum apenas segurando o leme. Você tem que remar.

II. Como definir metas que você realmente seguirá

Tudo bem, agora que discutimos as compensações e sistemas que vêm com as metas, vamos falar sobre como definir metas que você realmente seguirá.

Existem três estratégias básicas que gosto de usar ao estabelecer metas. Vamos falar sobre cada um agora.

1. Elimine implacavelmente seus objetivos

Os psicólogos têm um conceito que chamam de “competição de gols”.

A competição de gols diz que uma das maiores barreiras para atingir seus objetivos são os outros objetivos que você tem. Em outras palavras, seus objetivos estão competindo entre si por seu tempo e atenção. Sempre que você persegue uma nova meta, precisa desviar o foco e a energia de suas outras atividades. Esta é basicamente a Teoria dos Quatro Queimadores em ação. Quando você liga um queimador, você tem que desligar os outros.

Agora, há boas notícias. Uma das maneiras mais rápidas de progredir em seus objetivos é simplesmente pressionar pausar em coisas menos importantes e se concentrar em um objetivo de cada vez . Às vezes, você só precisa reorganizar um pouco suas prioridades e, de repente, o progresso vem muito mais rápido, porque agora você está totalmente comprometido com uma meta que antes recebia apenas atenção moderada.

Este é um insight importante. Normalmente, quando deixamos de atingir nossos objetivos, pensamos que algo estava errado com nosso objetivo ou abordagem. Os especialistas nos dizem: “Você precisa pensar maior! Escolha um sonho que seja tão grande que irá motivá-lo todos os dias. ” Ou dizemos a nós mesmos: “Se eu tivesse mais horas no dia!”

Essas desculpas obscurecem o problema maior. O que muitas vezes parece um problema de definição de metas é, na verdade, um problema de seleção de metas . O que realmente precisamos não é de metas maiores, mas de um foco melhor. Você precisa escolher uma coisa e eliminar impiedosamente todo o resto. Nas palavras de Seth Godin, “Você não precisa de mais tempo, você só precisa decidir”.

Nossas vidas são como roseiras. Conforme uma roseira cresce, ela cria mais botões do que pode sustentar. Se você conversar com um jardineiro experiente, ele dirá que os arbustos de rosa precisam ser podados para obter o melhor em sua aparência e desempenho. Em outras palavras, se você quer que uma roseira cresça, você precisa cortar alguns dos botões bons para que os grandes possam florescer completamente.

Nossos objetivos são semelhantes. Eles precisam ser podados e aparados de forma consistente. É natural que novos objetivos entrem em nossas vidas e nos empolguemos com novas oportunidades – assim como é natural para uma roseira adicionar novos botões. Se conseguirmos reunir coragem para podar alguns de nossos objetivos, criaremos o espaço de que precisamos para que os objetivos restantes floresçam totalmente. O crescimento total e uma vida ideal requerem poda.

Escrevi sobre uma variedade de estratégias para colocar suas prioridades em ordem e focar em uma coisa de cada vez, incluindo:

  • O Método Ivy Lee
  • Regra 25-5 de Warren Buffett
  • The Eisenhower Box
  • A regra dos 20 slots
  • O mito da multitarefa

Dê uma olhada nessas estratégias e experimente uma que ressoe com você.

2. Empilhe suas metas

A pesquisa mostrou que você tem 2 a 3 vezes mais probabilidade de cumprir suas metas se fizer um plano específico para quando, onde e como realizará o comportamento. Por exemplo, em um estudo, os cientistas pediram às pessoas que preenchessem esta frase: “Durante a próxima semana, vou participar de pelo menos 20 minutos de exercícios vigorosos em [DIA] às [HORA DO DIA] em / em [LOCAL].”

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que preencheram essa frase tinham de  2 a 3 vezes mais probabilidade de realmente se exercitar em  comparação com um grupo de controle que não fez planos para seu comportamento futuro. Os psicólogos chamam esses planos específicos de “intenções de implementação” porque eles declaram quando, onde e como você pretende implementar um determinado comportamento. Essa descoberta foi repetida em centenas de estudos e descobriu-se que aumenta as chances de as pessoas começarem a se exercitar, reciclar, continuar estudando e até mesmo parar de fumar.

Uma das minhas formas favoritas de utilizar essa descoberta é com uma estratégia que chamo de empilhamento de hábitos . Para usar o empilhamento de hábito, basta preencher esta frase:

Depois / Antes de [HÁBITO ATUAL], irei [NOVO HÁBITO].

aqui estão alguns exemplos:

  • Meditação: Depois de preparar meu café da manhã, meditarei por um minuto.
  • Flexões: antes de tomar meu banho matinal, farei 10 flexões.
  • Uso do fio dental : depois de colocar minha escova de dentes na mesa, vou passar fio dental nos dentes.
  • Gratidão: Antes de jantar, direi uma coisa pela qual sou grato naquele dia.
  • Networking: depois de retornar do meu horário de almoço, enviarei um e-mail para alguém que desejo conhecer.

O empilhamento de hábitos funciona bem porque você não apenas cria um plano específico para quando e onde implementará seus objetivos, mas também vincula seus novos objetivos a algo que já está fazendo a cada dia. Você pode ler mais sobre como empilhar hábitos e definir gatilhos para seus objetivos em meu guia popular, Transforme seus hábitos .

Acho que esta é uma forma útil de preencher a lacuna entre objetivos e sistemas. Nossos objetivos nos dizem o que queremos alcançar, enquanto nossos sistemas são o processo que seguimos todos os dias. O empilhamento de hábitos e as intenções de implementação nos ajudam a passar do objetivo em nossas cabeças para o processo específico que o tornará uma realidade.

3. Defina um limite superior

Sempre que definimos metas, quase sempre nos concentramos no limite inferior. Ou seja, pensamos sobre o limite mínimo que queremos atingir. A suposição implícita é: “Ei, se você pode fazer mais do que o mínimo, vá em frente”.

  • Um indivíduo pode dizer: “Quero perder pelo menos 5 quilos este mês”.
  • Um empresário pode dizer: “Quero fazer pelo menos 10 ligações de vendas hoje”.
  • Um artista pode dizer: “Quero escrever pelo menos 500 palavras hoje”.
  • Um jogador de basquete pode dizer: “Quero fazer pelo menos 50 lances livres hoje”.

Mas como seria se adicionássemos um limite superior a nossos objetivos e comportamentos?

  • “Quero perder pelo menos 5 quilos este mês, mas  não mais do  que 10”.
  • “Quero fazer pelo menos 10 ligações de vendas hoje, mas  não mais  que 20.”
  • “Quero escrever pelo menos 500 palavras hoje, mas  não mais do  que 1.500.”
  • “Quero fazer pelo menos 50 lances livres hoje, mas  não mais do  que 100”.
sustentar seus hábitos e definir um limite superior ao definir metas

Em muitas áreas da vida, existe uma zona mágica de crescimento a longo prazo . Você quer empurrar com força suficiente para progredir, mas não tanto a ponto de ser insustentável. É aqui que definir um limite superior pode ser útil. Os limites superiores tornam mais fácil para você sustentar seu progresso e continuar aparecendo.

Isso é especialmente crítico no início. Sempre que você define uma nova meta e começa a trabalhar para alcançá-la, a coisa mais importante é aparecer. No começo, aparecer é ainda mais importante do que ter sucesso, porque se você não criar o hábito de aparecer, nunca terá nada para melhorar no futuro.

III. Como alcançar seus objetivos de maneira consistente

O estabelecimento de metas eficazes requer consideração do sistema que o cerca. Muitas vezes, definimos as metas certas dentro do sistema errado. Se você está lutando contra o seu sistema todos os dias para progredir, será muito difícil fazer um progresso consistente.

Existem todos os tipos de forças ocultas que tornam nossos objetivos mais fáceis ou mais difíceis de alcançar. Você precisa alinhar seu ambiente com suas ambições se deseja fazer progressos a longo prazo. Vamos discutir algumas estratégias práticas para fazer exatamente isso.

Como alinhar seu ambiente com seus objetivos

Embora a maioria de nós tenha a liberdade de fazer uma ampla gama de escolhas a qualquer momento, muitas vezes tomamos decisões com base no ambiente em que nos encontramos. Por exemplo, se eu quisesse, poderia beber uma cerveja enquanto escrevo este guia. No entanto, estou atualmente sentado à minha mesa com um copo d’água ao meu lado. Não há cervejas à vista. Embora eu possua a capacidade de me levantar, caminhar até meu carro, dirigir até a loja e comprar uma cerveja, provavelmente não irei porque estou cercado de alternativas mais fáceis. Nesse caso, tomar um gole d’água é a decisão padrão, a decisão fácil.

Da mesma forma, muitas das decisões que tomamos em nossa vida profissional e pessoal são moldadas pelas opções que nos cercam.

  • Se você dorme com o telefone ao lado da cama, verificar as redes sociais e os e-mails assim que acordar provavelmente será a decisão padrão.
  • Se você entrar em sua sala de estar e seus sofás e cadeiras ficarem virados para a televisão, assistir televisão provavelmente será a decisão padrão.
  • Se você mantiver álcool na cozinha, é mais provável que beba de forma consistente seja a decisão padrão.

Obviamente, os padrões também podem ser positivos.

  • Se você mantém um haltere próximo à sua mesa no trabalho, então fazer alguns cachos rápidos é mais provável que seja a decisão padrão.
  • Se você mantém uma garrafa de água com você ao longo do dia, beber água em vez de refrigerante é mais provável que seja a decisão padrão.
  • Se você colocar o fio dental em um local visível (como ao lado da escova de dentes), é mais provável que o fio dental seja a decisão padrão.

Os cientistas se referem ao impacto que os padrões ambientais podem ter em nossa tomada de decisão como  arquitetura de escolha . Isso tem um impacto importante quando se trata de atingir as metas. O fato de você atingir ou não seus objetivos no longo prazo tem muito a ver com os tipos de influências que o cercam no curto prazo. É muito difícil manter hábitos positivos em um ambiente negativo.

Aqui estão algumas estratégias que achei úteis ao tentar projetar melhores decisões padrão em minha vida:

Simplicidade.  É difícil focar no sinal quando você está constantemente rodeado por ruído. É mais difícil comer alimentos saudáveis ​​quando a cozinha está cheia de junk food. É mais difícil se concentrar na leitura de uma postagem de blog quando você tem 10 guias abertas no navegador. É mais difícil realizar sua tarefa mais importante quando você cai no  mito da multitarefa . Na dúvida, elimine opções.

Pistas visuais.  No supermercado, colocar os itens nas prateleiras ao nível dos olhos torna-os mais visuais e com maior probabilidade de serem comprados. Fora do supermercado, você pode usar dicas visuais como o  Método Clip de Papel  ou a  Estratégia Seinfeld  para criar um ambiente que visualmente direciona suas ações na direção certa.

Opt-Out vs. Opt-In.  Há um  famoso estudo de doação de órgãos  que revelou como vários países europeus dispararam suas taxas de doação de órgãos: eles exigiram que os cidadãos optassem por não doar em vez de optar por doar. Você pode fazer algo semelhante em sua vida optando por hábitos melhores com antecedência. Por exemplo, você pode agendar sua sessão de ioga para a próxima semana, enquanto se sente motivado hoje. Quando o treino começa, você precisa justificar a opção de não participar, em vez de se motivar para isso.

Como Medir Suas Metas

Outra chave para fazer progresso de longo prazo em seus objetivos é a medição. A mente humana adora receber feedback. Uma das coisas mais motivadoras que podemos experimentar é a evidência de nosso progresso. É por isso que a medição é tão crítica para o estabelecimento de metas eficazes. Ao medir seus resultados, você tem uma ideia se está ou não fazendo progresso.

As coisas que medimos são as coisas que melhoramos. É somente por meio de números e rastreamento claro que temos ideia se estamos melhorando ou piorando. Aqui estão algumas das metas mensuráveis ​​que implementei:

  • Quando eu medi quantas flexões eu fiz , fiquei mais forte.
  • Quando rastreei meu hábito de leitura de 20 páginas por dia , li mais livros.
  • Quando registrei meus valores , comecei a viver com mais integridade.

O truque é perceber que contar, medir e rastrear não tem a ver com o resultado. Meça para descobrir, descobrir, compreender. Meça para ver se você está aparecendo. Meça para ver se você está realmente gastando tempo com coisas que são importantes para você.

Aqui estão algumas das minhas técnicas favoritas para definir metas mensuráveis:

  • A estratégia do clipe de papel
  • Medir para trás, não para frente
  • A Estratégia Seinfeld

Experimente e veja qual você prefere.

Para onde ir a partir daqui

Espero que você tenha achado útil este guia sobre definição de metas. Se você está procurando mais ideias sobre como definir e atingir metas, sinta-se à vontade para navegar pela lista completa de artigos abaixo.

Leia também: