Dor abdominal: Confira porque lhe dói a barriga nestas áreas!

Todo nós ficamos com dores no estômago de vez em quando. Talvez porque estamos com fome, ou talvez porque comemos demais. Outras vezes, pode ser um sintoma de um vírus no estômago, ou até mesmo um sinal de stress e ansiedade. É uma indicação de que algo pode estar a acontecer de mau com os seus órgãos.

Como é que sabemos a diferença, você pergunta?

Bem, dependendo de onde a dor está localizada, você pode realmente dizer quais são os órgãos que estão afetados, e nomeadamente o que pode ser feito sobre eles. Causas diferentes causam diferentes tipos de dor, mas identificar a localização vai ajudar a diminuir a causa.

Se reparar que as dores de estômago normalmente ocorrem no mesmo lugar, então pode ser um sinal de que é algo que se esta a passar com o órgão correspondente a essa zona.

Também pode significar que você precisa de mudar a sua dieta, hábitos e exercícios para ajudar a esclarecer quaisquer problemas.

Como sempre, deve obter uma opinião profissional antes de iniciar qualquer tratamento e para determinar exatamente o que está acontecendo dentro do seu corpo.

A dor abdominal é muito comum

Dor de estômago afeta a todos. Homens, mulheres, jovens, velhso, e no meio, todos começam com uma dor da barriga mais leve.
[adinserter block=”8″]
Mas há tanta coisa dentro do seu abdómen, as dores e dores podem vir de qualquer um dos órgãos de lá de dentro.

Então, como você sabe o que poderia ser a fonte dessas dores? Bem, é tudo sobre a localização.

Ter uma dor aqui e ali de vez em quando geralmente não é um sinal de nada sério, mas se a dor recorre repetidamente na mesma área, é hora de conversar com um médico.

Canto superior direito

Dor na parte superior direita do abdómen pode ser causada devido a problemas com o estômago, como úlceras e pâncreas. Esta dor também pode indicar cálculos biliares.

Centro Superior

A dor no centro de seu abdómen superior, sob o “V” da caixa torácica, é também um sinal do estômago virado, porque é aqui que ele se situa.

Dor aqui é mais ligada à azia e indigestão. Segundo WebMD também pode ser um sinal de uma úlcera, cálculos biliares ou uma hérnia epigástrica.

Superior esquerdo


[adinserter block=”8″]
A dor no lado superior esquerdo pode ser um sinal de uma úlcera duodenal, localizada na entrada do intestino delgado do estômago.

Médio Direito

Dor a meio no lado direito perto da cintura pode ser indicativo de uma infecção ou pedra nos rins, de acordo com WebMD.

Uma infecção renal é provavelmente o problema no caso de dor enquanto estiver a urinar. Também é associado com dor de constipação.

Também pode ser dor de uma hérnia lombar, que tem a ver com a coluna, em vez do estômago.

Médio Centro

A dor diretamente no centro do abdominal, bem acima do umbigo, pode ser um sinal de várias coisas, incluindo uma hérnia umbilical, apendicite precoce e pancreatite.

De acordo com WebMD, a dor da apendicite começará centralmente e mover-se-á para a direita. A dor da pancreatite permanecerá um pouco mais acima, e geralmente se acenderá após uma refeição pesada.

Também pode ser o sinal de um intestino inflamado.

Médio Esquerdo

Tal como no lado direito, a dor no lado esquerdo perto da cintura é muitas vezes um sinal de que algo de mau está a acontecer com  o seu rim, ou então os seus intestinos são apoiados e estão a colocar bastante pressão sobre o seu corpo.
[adinserter block=”8″]
Isso também pode ser um sinal, às vezes, de doença diverticular.

Inferior direito

Dor nas partes inferiores do abdómen são geralmente o resultado de problemas intestinais, segundo WebMD.

Nas mulheres também é comum essa dor serem causada por cólicas menstruais e dor. Cólicas menstruais podem afetar um ou ambos os lados do abdómen.

Centro inferior

Dor abaixo do umbigo também pode ser um sinal de doença inflamatória intestinal ou uma infecção urinária. Estes últimos são mais comuns em mulheres.

Também para as mulheres, pode indicar problemas com órgãos reprodutivos.

Inferior esquerdo

Muitas vezes estas dores são provocadas por hérnias devido a esforços exagerados. Estes são dolorosos, mas facilmente tratáveis.

Se você sentir dor persistente numa ou mais dessas áreas, converse com o seu médico sobre o que pode estar acontecendo. Eles serão capazes de identificar exatamente o que é e ajudá-lo a esclarecer o problema.