Planeamento alimentar: é assim tão importante?

1 Março, 2020

(Última atualização em 28 Novembro, 2020)

Porque é que um plano alimentar é importante? Porque uma alimentação saudável é a base do sucesso. É assim que muitos bilionários encaram a alimentação. Você poderá achar esta afirmação idiota mas pense nisto desta maneira: a alimentação toca todos os aspetos da nossa vida, desde niveis de energia a niveis de stress, passando por aspeto fisico, saúde fisica e mental, qualidade de sono, dinheiro gasto e muito, muito mais.

Só quem toma consciencia dos seus hábitos alimentares e os muda, é que nota o quanto a nossa vida se altera quando alteramos a nossa alimentação.

Não deixe que as suas escolhas alimentares sejam um processo aleatório e inconsciente, seja intencional com a sua alimentação. Se não sabe por onde começar, continue a ler, isto vai ser longo mas vai valer a pena!

Frequência alimentar – Quantas vezes comer por dia?

Vamos começar com quantas vezes deveremos comer diáriamente.

No que diz respeito a numero de refeiçoes diárias, não existe um número mágico universal. Alguns especialistas recomendam comer com uma frequencia de 2 a 3,5 horas entre refeições. Outros recomendam jejum intermitente. O importante aqui é ter consciencia dos seus hábitos, o que nos leva a comer da maneira que comemos e quando o fazemos. A consistencia é chave. Ou seja, é mais importante ter horários habituais para as suas refeiçoes, do que dizer faça 3 refeiçoes ou faça 6 refeições. Repare que entre 6 refeições diárias e 3 refeiçoes com jejum intermitente são métodos muito dispares. Não digo que algum deles esteja errado, para algumas pessoas faz sentido muitas refeiçoes, para outras faz sentido poucas.

Lembre-se: só porque alguém alega que é muito feliz sendo vegetariano, não significa que todo muito também vai ser.

Leia tudo sobre: jejum intermitente para iniciados.

Registar o que come

O passo numero um para uma alimentação saudavel é tomar nota de como é a sua alimentação atual. Eu sei que você sabe como é a sua alimentação mas escreva-o num papel. Durante uma semana registe tudo o que come, no final, faça um relatorio em que indica quais as razões que o fizeram comer dessa maneira. Pode parecer inutil mas mais tarde vai perceber a importancia deste passo.

registo alimentar com myfitnesspal

Fazer uma pequena alteração de cada vez

Já alguma vez teve aquela fúria de mudar tudo? Aquela resolução de ano novo em que disse que a partir de agora ia deitar cedo, levantar cedo, deixar de fumar, correr todos os dias, comer mais vegetais, passar menos tempo no sofá, subir as escadas a pé, e deixar o chocolate? Correu mal não correu? A razão é muito simples: somos criaturas de hábitos e quando tentamos mudar muita coisa ao mesmo tempo isso causa-nos um choque tremendo. Comece com uma pequena alteração, por exemplo substituir algo no pequeno almoço, ou trocar o iogurte com açucar por iogurte natural. O importante é que passe apenas pra proxima alteração quando a anterior já for um hábito. Isto leva o seu tempo mas o resultado é definitivo!

As dietas milagrosas

Sabe aquele ditado que diz que se parece bom demais para ser verdade, é porque é? Aqui também se aplica.

Esqueça os drenantes, as pilulas mágicas que aceleram o metabolismo, as dietas loucas, os aparelhos de 5 minutos de abdominais e todas essas tretas, pense nisto, mesmo que essa pilula mágica funcione, o que lhe vai acontecer quando deixar de a tomar?

Se está a ler este artigo porque quer ter mais saúde, melhor qualidade de vida e melhor aspeto de forma definitiva, o que precisa é de hábitos diferentes, não de curas mágicas. E para isso é importante ter um plano alimentar!

Ouvi uma vez um senhor que fez um enorme estudo sobre formação de hábitos (que nada tinha a ver com alimentação) dizer o seguinte: As pessoas não precisam de perder peso, precisam de mudar os seus hábitos e depois o seu peso vai estar sempre em torno do ideal. As pessoas não precisam de mais dinheiro, precisam de melhores hábitos financeiros e depois terão sempre dinheiro suficiente.

“somos aquilo que fazemos repetidamente, a excelência então torna-se um hábito”

Pese-se!

Com que frequencia se pesa? todos os dias? todos os meses? Forme o hábito de se pesar regularmente, uma vez por semana é o ideal. Tome nota da sua evolução. Pesarmo-nos regularmente “ativa” o nosso subconsciente para tomar atenção ao nosso corpo.

perder peso

Visualize!

Nada disto é esotérico. Estudos cientificos confirmam que pessoas que visualizam regularmente o que querem atingir, têm cerca de 70% melhores chances de o atingirem. O motivo é muito simples, a repetição entranha uma ideia no nosso subconsciente e isso afeta as nossas escolhas. De vez em quando feche os olhos e imagine-se com o corpo que quer ter. Não custa nada e não tarda nada vai surpreender-se.

Exercicio Fisico

Para a maioria das pessoas, fazer exercicio fisico 40 a 50 minutos, 3 a 5 vezes por semana é bem suficiente. Varie o tipo de exercicio que faz, levantar pesos é importante mas o exercicio cardio-vascular também é. Procure uma atividade que lhe dê prazer, algumas pessoas adoram malhar no ginásio, outras preferem jogar bola com os amigos.

O importante é que tenha gosto naquilo que está a fazer. Muito frequentemente vejo pessoas novas no ginásio que estão condenadas ao fracasso simplesmente porque detestam ir ao ginásio e só o fazem porque acham que vai solucionar o excesso de peso. O exercicio faz bem por vários motivos mas a alimentação é mais importante no que diz respeito a controlo de peso. Para quem quer perder peso, lembre-se sempre que o segredo é equilibrar o consumo de calorias com o nivel de atividade fisica

Planear refeições

O primeiro passo para um bom planeamento de refeiçoes é fazer um inventário do que temos em casa. Não só isso torna a ida ao supermercado mais facil como ajuda a poupar imenso.

Começe por fazer uma lista de tudo o que tem em casa e destaque aquilo que está mais proximo de expirar ou estragar.

plano alimentar
Exemplo de plano alimentar

Se seguida escreva num papel o que tenciona comer nessa semana e verifique se precisa de ingredientes extra e anote-os na lista de compras.

A lista de compras é fundamental no plano alimentar. Lembre-se que aquilo que temos em casa é o que acabamos por comer. Se sofre de excesso de peso veja as nossas dicas para perder peso.