TSUNAMI: Estão a chegar ondas de 170m de altura :O


Os cientistas da Universidade de Bristol no Reino Unido, alertam para um possível mega tsunami que poderá vir a ocorrer devido à atividade do vulcão da ilha do Fogo em Cabo Verde. Este tsunami se ocorrer terá consequências devastadoras.

Foi precisamente o que aconteceu à 73 mil anos, quando se deu um colapso de um vulcão que originou um tsunami com ondas de cerca de 170m de altura. Os cientistas acreditam que este fenómeno natural se possa voltar a repetir. E de onde vem o perigo?? Do vulcão da ilha do Fogo, em Cabo Verde, em pleno Oceano Atlântico.

Este vulcão entrou em erupção em Novembro, depois de quase mais de 20 anos de inatividades, acabando por provocar imensa atividade sísmica na ilha.

Segundo um estudo realizado, se este vulcão voltar a entrar em erupção, poderia ser devastador.

O mega-tsunami ocorrido há 73.000 anos em Cabo Verde foi tão poderoso, que rochas do tamanho de autocarros originárias da ilha de Santiago foram lançadas a 45 quilómetros de distância.

“Um evento desta natureza causaria uma destruição incalculável”, “devemos estar atentos, porque a sua erupção não deve ser subestimada”, diz o geólogo Ricardo Ramalho, que é investigador nesta Universidade e o principal autor deste estudo.
O estudo foi publicado na revista Nature, e contou com a colaboração de vários investigadores do EUA, das Universidades da Columbia, Lisboa, Açores, do Instituto do Mar e da Atmosfera e do Instituto Dom Luiz. Segundo este investigador Português o vulcão entra em erupção de 20 em 20 anos.

O tsunami de Dezembro de 2004, que devastou o Oceano Índico e causou a morte a cerca de 220 mil pessoas, registou ondas de 30m de altura – menos de um quinto das ocorridas no evento pré-histórico de há 73 mil anos.