Se até o mastigar de alguém o incomoda, saiba que pode ter um “problema” de saúde! Descubra qual


Incomoda-o certos sons do dia a dia? Como reage quando ouve sons como alguém a comer batatas fritas, ou a bater os dentes, ou a engolir água de forma mais barulhenta? São estes os sons que o incomodam? Então é provável que sofra de uma condição de saúde chamada ‘misophonia’ (em português será misofonia), algo que – mais ou menos como a hiperacusia – denota um aumento anormal de sensibilidade auditiva.

Este aumento de sensibilidade faz com que sons que para outras pessoas são normais se tornem insuportáveis. Por exemplo, uma pessoa a clicar uma caneta de forma repetida, pode ser um som que o seu corpo simplesmente não consiga suportar.

Esta condição não era consensual entre a comunidade científica, conforme relata a Sky News, mas alguns investigadores da Universidade de Newcastle provaram que existe uma diferença no lóbulo frontal do cérebro de pessoas que padeçam da doença.
[adinserter block=”8″]
Quem apresenta sinais de misofonia, para além de se sentir incrivelmente incomodado com este tipo de sons, ainda pode registar uma elevação na frequência cardíaca quando os ouve, segundo um artigo publicado no passado dia 2 na Current Biology.

“O estudo demonstra as mudanças críticas no cérebro como provas acrescidas para convencer uma comunidade médica ainda cética de que isto é uma desordem genuína”, indicou o doutor Sukhbinder Kumar, da Universidade de Newcastle.