O Perigo que desconheces quando COMES SEMENTES de CHIA!!! :O


Nos últimos anos muita gente começou a consumir sementes de chia por possuírem muitas proteínas, ómega 3, ácidos gordos e alto teor de fibras que proporciona comprovados benefícios na saúde que vão desde fortalecimento muscular, melhorias na circulação sanguínea. A semente de chia começou a ser considerada um superalimento para muitos consumidores!

chia-semente
As propriedades das sementes de Chia: Proteínas, Ómega 3, Ácidos gordos e alto teor de Fibras!

Apesar de todas as sua fantásticas propriedades e benefícios, recentemente descobriu-se que a sua incorrecta ingestão pode ser fatal! Na verdade, o estudo sobre o impacto no sistema digestivo das sementes de chia apenas foi iniciado após um homem de 39 anos residente nos Estados Unidos quase ter morrido após ter ingerido sementes de chia.

chiaheart-1024x834
Nem tudo é fantástico nas sementes de chia!

 

O estudo foi elaborado por uma doutora Norte-Americana de nome Rebeca Rawl no Carolina’s Medical Center e os seus resultados foram divulgados no seu trabalho publicado “Impacto da Semente de Chia no Esófago”. Uma das conclusões do estudo é que a semente de chia em contacto com a água pode absorver até 27 vezes o seu peso! O homem de 39 anos que esteve perto da morte tinha ingerido sementes água logo de seguida, o que fez com que as sementes absorvessem a água expandissem criando uma obstrução esofágica.

O estudo aconselha a ingestão das sementes de chia sempre misturadas com algo de preferência liquido como por exemplo sumos, batidos ou iogurtes. Após a sua mistura, devesse aguardar um pouco até que a semente absorva alguma água e possivelmente cresça. Outra conclusão chocante do estudo é o desaconselhamento do consumo desta semente por parte de pessoas que sofram de hipertensão, diabetes, doenças gástricas ou que estejam a tomar qualquer tipo de medicação.