O NOVO “JARDIM-APARTAMENTO” DA IKEA PODE ALIMENTAR UMA FAMÍLIA INTEIRA

1 Abril, 2017

Há algumas pessoas que acreditam que plantar o nosso próprio alimento é a coisa mais importante que se pode fazer para retomar o poder e optar por sair do nosso sistema corrupto. Outros preferem cultivar os seus próprios alimentos para evitar produtos produzidos em massa, geneticamente modificados carregados com pesticidas químicos, e outros apenas como o benefício de obter essencialmente, alimentos gratuitos. Ao cultivar a sua própria comida, pode sustentar-se a si mesmo e talvez até mesmo a sua família, e se conseguir fazer isso, então descobriu como assumir o controlo da sua vida, e não precisa confiar no sistema para sobreviver. Como Jules Dervaes, um homem que cultiva 6.000 quilos de alimentos por ano na sua propriedade de dois hectares, disse:
“Na nossa sociedade, o cultivo de alimentos tornou-se o mais radical dos atos. É verdadeiramente o único protesto eficaz que pode e vai derrubar os poderes corporativos que existem. Pelo processo de trabalhar diretamente em harmonia com a natureza, fazemos a única coisa essencial para mudar o mundo: mudamos a nós mesmos “.

O Jardim- apartamento vertical da IKEA faz isso facilmente.

Ikea recentemente surgiu com um impressionante jardim- apartamento vertical que permite que aqueles que vivem na cidade ou aqueles que estão amarrados no espaço para desfrutar de um pequeno espaço verde para cultivar seus próprios alimentos também possam fazê-lo. Ikea chama-lhe “The Growroom.” É um projeto de DIY (obviamente, conhecendo Ikea) que é de 9 metros de altura e na forma de uma esfera. Este jardim é perfeito para o cultivo de plantas, ervas e vegetais, e se quiser pode até mesmo sentar-se dentro dele com os seus amigos e familiares – ou sozinho quando fala e canta para as suas plantas ao mesmo tempo incentivando-as a crescer.
[adinserter block=”8″]

O espaço consiste em 17 folhas de contraplacado e 500 parafusos, mas as únicas ferramentas que são necessárias para montar o espaço são uma chave de fenda e um martelo. Infelizmente, a madeira compensada não vem pré-cortada, então uma mesa de serrar, o cortador do laser ou a máquina do CNC serão igualmente necessários para construir este jardim. Ele é projetado para ser de baixo custo e fácil de montar para incentivar mais pessoas a iniciar o seu próprio jardim, independentemente do espaço ou recursos. De acordo com o site, alimentos produzidos a partir do The Growroom podem alimentar um bairro inteiro! A esfera é construída de modo a que cada planta possa obter a água e a luz solar, mas quem se sentar lá dentro não acabe molhado. A 2,8m por 2,5m, o Growroom é grande o suficiente para algumas pessoas sentarem-se lá dentro.

Porque é que isto foi criado?

Parece que cada vez mais pessoas estão a começar a cultivar a sua própria comida, ou pelo menos sentem curiosidade em fazê-lo. Designers Sine Libndholm e Mads-Ulrik Husum sentem que o Growroom atende a um futuro onde cada vez mais pessoas estão a optar por cultivar os seus próprios alimentos locais e saudáveis. Estes dois trabalham para o projeto Space10 em Copenhaga, Dinamarca, apoiados pela Ikea.

Num blog, os dois escreveram: “O desafio é que a agricultura tradicional ocupa muito espaço e o espaço é um recurso escasso nos nossos ambientes urbanos”. O site da Space10 afirma: “O SPACE10 prevê um futuro, onde cultivamos a nossa própria comida muito mais localmente, para despertar questões sobre como podemos trazer a natureza de volta para nossas cidades, cultivar a nossa própria comida e enfrentar a crescente procura por alimentos, no futuro. Nós trabalhamos com os arquitetos Sine Lindholm e Mads-Ulrik Husum para criar o Growroom. Permanecendo em pé como um jardim esférico, ele capacita as pessoas de cultivar a sua própria comida muito mais localmente de uma maneira bonita e sustentável “.

Caminho a percorrer Ikea!

[adinserter block=”8″]

Como pode obter um?

Num esforço para apoiar a sustentabilidade, Space10 explicou que não faz muito sentido promover a produção local de alimentos e ter o seu próprio jardim e, em seguida, iniciar a produção em massa e transporte marítimo através dos oceanos e continentes. Assim, The Growroom é lançado agora como um projeto de código aberto que incentiva qualquer pessoa a construir o seu próprio, obtendo os suprimentos necessários localmente.
Eu vivo num apartamento, o que posso fazer?

Bem, por mais incrível que seja a última invenção de Ikea, ainda não faz muito para aqueles de nós – inclusive nós – que vivem num apartamento. Mas, há esperança para pessoas como nós, especialmente se o seu apartamento tem uma varanda.