Isto é o que acontece ao seu corpo 10 horas após ter colocado verniz nas unhas!


Mesmo as pessoas mais conscientes da saúde podem considerar depois de saber o que isto faz ao seu corpo. Mas um estudo recente descobriu que muitas das marcas de verniz mais populares nos Estados Unidos são muito mais prejudiciais do que pareceriam.

O que é que a pesquisa nos mostra?

Pesquisadores recentemente testaram sinais de toxinas químicas em 24 mulheres que participaram nesse estudo. Eles encontraram evidências de toxinas nos corpos de cada mulher. Qual foi a fonte desses produtos químicos? – o verniz.

Os resultados mostraram que 100% dos participantes apresentaram sinais de fosfato de trifenila em apenas 10 horas após a aplicação do mesmo. Este tipo de resultado conclusivo é notável, e também é alarmante.

Num estudo de acompanhamento, os mesmos pesquisadores testaram 10 vernizes diferentes para testar o Fosfato de trifenila e descobriram o produto químico em 8 no total dos 10. Dois deles não divulgavam nada relativo a isso no seu rótulo.

Isso pode significar que até 20% dos vernizes vendidos no nosso país contêm um produto químico perigoso que não está listado como ingrediente.

O que é fosfato de trifenila?

Uma das maiores preocupações sobre fosfato de trifenila é que este é conhecido por perturbar o sistema endócrino dos seres humanos, que controla todos as nossas hormonas. A pesquisadora, Heather Stapleton, expressou as suas preocupações, dizendo: “Há evidências crescentes que sugerem que o fosfato de trifenila pode afetar a regulação hormonal, o metabolismo, a reprodução e o desenvolvimento”.
[adinserter block=”8″]

Isso é particularmente prejudicial para as meninas que usam vernizes regularmente, uma vez que o desenvolvimento hormonal saudável é uma parte essencial do seu crescimento. No entanto, fosfato de trifenila representa um sério risco para a saúde de quem está exposto a ela.

É também conhecido por ser:

  • Neurotoxina (efeitos de desenvolvimento)
  • Toxina endócrina
  • Toxina Reprodutiva
  • Irritante da pele

Outras ameaças de saúde:

  • Formaldeído/ Metana

O formaldeído, também conhecido como Metanal é um cancerígeno bem conhecido que pode se dissolver na água e no ar. A exposição a este produto químico também pode produzir sintomas de garganta arranhada, asma e dificuldade respiratória. Aqueles com doenças crónicas são especialmente susceptíveis a intoxicação por Metanal.

  • Tolueno

Este produto químico é conhecido por impedir o desenvolvimento em crianças (e alguns cientistas encontraram vestígios dele no leite materno!). Além disso, pode ser irritante para a pele após a exposição.

  • Dibutilftalato

Algumas marcas de vernizes para as unhas contem Dibutilftalato nem vez de fosfato de trifenila, mas não é melhor para a sua saúde. Na verdade, ele apresenta riscos de saúde semelhantes, tais como perturbações hormonais e toxinas do sistema reprodutivo.
[adinserter block=”8″]

Alternativa pelos vernizes naturais

Felizmente, existem algumas empresas que decidiram responder às descobertas de ingredientes perigosos contidos nos vernizes par as unhas. Há um conjunto incrível de alternativas naturais que não contêm os mesmos riscos de alergias, cancro e perturbação hormonal.

 

Nunca se esqueça,  a mani-pedi cure deve ser uma maneira divertida de se expressar, e não uma ameaça para a sua saúde, ou a saúde dos seus filhos em crescimento. Mais importante do que isso, como aprendeu ao longo deste artigo, pode manter a beleza sem riscos para a sua saúde. Divirta-se!