Cientistas confirmam: só deveriamos trabalhar 4 dias por semana!

(Última atualização em 13 Agosto, 2020)

Não seria bom ter um fim de semana de três dias toda semana? Bem, isso é o que algumas pessoas estão pedindo nos objetivos de produtividade e felicidade e saúde do trabalhador. Há um limite real em nossa produtividade e depois de atingi-lo, perdemos a capacidade de fazer o nosso trabalho no nosso melhor.

Infelizmente, as pessoas sentem que, vivendo em frente à secretária, eles podem fazer mais. Ao estar constantemente neste ciclo, corremos o risco de não executar como devemos. É por isso que mais e mais empresas estão a adotar semanas de trabalho mais curtas, para tornar a felicidade de seus funcionários uma prioridade e para criar pessoas melhores e mais bem ajustadas que vêm trabalhar prontas para serem produtivas.


Quatro ou cinco horas por dia

Tem havido muitas experiencias sobre a produtividade por parte de psicólogos que se concentram no trabalho e, em geral, eles determinaram que as pessoas só podem fazer quatro ou cinco horas de trabalho produtivo por dia. Depois que seu desempenho atinge seu pico, ele tende a parar, e então as pessoas começam a sofrer. De acordo com K. Anders Ericsson, um especialista em psicologia do trabalho, se você empurrar as pessoas além do tempo que eles realmente podem se concentrar no máximo, você vai levá-los a adquirir alguns maus hábitos. Pior ainda, esses maus hábitos farão o seu caminho no momento em que eles são normalmente produtivos

Desistindo de apenas um dia de trabalho

Em uma pesquisa publicada na revisão mensal do trabalho, vinte e oito por cento dos entrevistados declararam que iriam desistir de um dia de salário por um dia extra de trabalho. Mas não só as pessoas preferem ter um dia de folga extra, mas a produtividade realmente sofre mais tempo você trabalha. Em um artigo de 2014 da Universidade de Stanford, eles descobriram que os resultados começam a deslizar em torno da marca de 50 horas por semana, em que as pessoas estavam produzindo menos . Em outro estudo, do Instituto Famílias e Trabalho, as pessoas que se sentem sobrecarregadas dizem ter cometido mais erros no trabalho. Assim, não só a produtividade cair em um certo ponto, mas os erros são feitos, aumentando ainda mais a produtividade.

Excesso de trabalho e depressão

Não só a produtividade cai quando estamos sobrecarregados, mas nossa saúde também começa a sofrer. Em um estudo feito no Japão de pequenas e médias empresas, verificou-se que os participantes que trabalhavam dez horas por dia e dormiam apenas seis horas por noite relataram até noventa e sete por cento mais chances de depressão quando comparados com aqueles que trabalharam apenas seis A oito horas por dia.

Os teóricos muitas vezes contemplaram que nossa semana de trabalho se tornaria cada vez mais curta quanto mais nos tornássemos tecnologicamente capazes. Mas isso parece não ser o caso, o padrão quarenta horas semana de trabalho é a norma em muitas empresas, mas é realmente contribuir para a produtividade global? Parece que temos um limite para a produtividade que podemos ser, a nossa atenção aos detalhes começa a falhar-nos e erros são feitos. Uma semana de trabalho de quatro dias pode beneficiar nosso estado de ânimo e nossa saúde.