5 exercícios para os pés que o ajudam a aliviar dor nas costas, quadril e joelhos em menos de 20 minutos

10 Abril, 2017

(Última atualização em 7 Agosto, 2020)

Vamos começar do zero. Os seus pés podem não parecer dar contributos significativos para a sua saúde geral. No entanto, quando se trata de aspetos externos do seu corpo, não há nenhuma parte de trabalho mais difícil do que os seus pés. Eles mantêm-no em movimento, e se cuidar deles, os seus pés irão evitar dor nas costas, joelhos e quadril.

5 exercícios para fortalecer os seus pés, ajudar a prevenir a dor e melhorar o seu equilíbrio

1. Prensas do dedo do pé

Como qualquer parte do corpo, os pés precisam ter seus músculos aquecidos adequadamente antes de iniciarem uma atividade física. As prensas para os dedos dos pés são um ótimo aquecimento para esta zona do corpo e, o movimento pode ser bastante relaxante. Fique de pé e flexione ligeiramente nos joelhos. Em seguida, firme o chão com os dedos dos pés e segure para uma contagem de três. Liberte e execute um conjunto de 10 repetições três vezes ao dia.

2. Caminhada do pé

Este exercício vai ajudar a fortalecer os músculos nos dedos do pé, bem como os ligamentos e músculos em torno das bolas de seus pés. Para realizar o exercício tudo o que deve fazer é ficar em pé e caminhar para a frente por 20 segundos. Depois de ter concluído esta caminhada, descansar 10-15 segundos. Repita este exercício mais 5 vezes.

Nota: Este exercício deve ser realizado 2 vezes ao dia para melhores resultados.

3. Círculos do tornozelo

A mobilidade e a flexibilidade do tornozelo são extremamente importantes. Tornozelos apertados e restritos muitas vezes têm consequências para o resto do corpo para compensar as suas falhas, o que resulta em dor muscular e articular em todo o corpo. Se os seus tornozelos estão apertados pode sentir dor no quadril, nas costas ou nos joelhos.

Para executar círculos do tornozelo, coloque as suas costas no chão e estenda uma perna sobre a cabeça. Gire o tornozelo da perna estendida no sentido horário por 10 contagens. Em seguida, gire o tornozelo da perna estendida no sentido anti-horário por 10 contagens. Troque as pernas e repita.

4. Flexão resistida

Este exercício é excelente para alvejar os músculos pequenos de difícil acesso nos pés. Estes músculos muitas vezes desempenham um papel crucial na manutenção do equilíbrio. O fortalecimento desses músculos evitará lesões.

Para realizar este exercício, precisará de uma banda. Sentado no chão, endireite os seus pés para fora em frente a si. Em seguida, enrole uma banda em torno de uma cadeira resistente e, em seguida, coloque a banda no topo dos seus pés. Enquanto estiver sentado, deslize para trás até sentir a tensão na banda.

Flexione o seu pé para trás e segure durante 5 segundos, liberte e repita este movimento por 10 repetições.

5. Toe Pencil Pickups

Este exercício é fácil de executar e pode ser feito em quase qualquer lugar. Tudo o que precisa para este exercício é um lápis (ou caneta). Fique na frente do lápis que deseja apanhar. Utilize os seus dedos do pé agarrando o lápis e levante-o do chão, segure por 10 segundos, em seguida, solte-o. Repita este movimento 5 vezes para cada pé.

Esta rotina de exercícios deve demorar apenas cerca de 20 minutos para ser concluída. Realizar estes exercícios seguidos a cada 2-3 dias para obter melhores resultados.