Veja 5 razões para estar a peidar demais e o que os torna tão malcheiroso!

29 Abril, 2016

O ser humano peida em média 14 vezes por dia, mas existem algumas razões pelas quais a qualidade e quantidade podem piorar. Se acha um peido engraçado/nojento ou é daqueles que gosta de fingir que nunca se peida, esta é uma função corporal também conhecido por outros nomes menos educados que todos nós fazemos.

Em média produzimos meio litro de peido por dia. Se estiver tudo bem, este gás é distribuído ao longo de catorze peidos diários, mas há momentos em que estamos acima da média diária. Por que isto acontece?

A Dra. Patricia Raymond, médica e membro do American College of Gastroenterology explicou por que alguns dias são mais gasificados do que outros.

1 – Peidar em Aviões!

airplane-taking-off

Já reparou como é mais solto com os peidos quando está num avião? Há uma razão para isto. Uma pesquisa mostra que a alta altitude faz com que o gás nos nossos corpos se expanda. Por sua vez, leva a inchaço e eventualmente flatulência.

2 –  Comida saudável 

Some-broccoli

Nem todos os alimentos que comemos são digeridos. Tudo que o nosso intestino delgado não processa passa para o intestino grosso onde fermenta. Infelizmente, os nossos peidos mais malcheiroso derivam dos alimentos mais saudáveis. Frutas, legumes, grãos integrais e legumes geram um fedor horrível. Cebola, brócolos, couve-flor, repolho, couve contêm um carboidrato chamado rafinose, que tanto o estômago ou o intestino delgado é incapaz de digerir.

3 – Ar a mais!

Intestines

Há duas fontes de peidos. Uma delas é o gás produzido no nosso intestino grosso. A outra é o ar que engolimos e que faz caminho através do nosso aparelho digestivo.

A boa notícia é que se está engolir uma grande quantidade de ar, os seus peidos tendem a ser inodoro ao contrário da outra variedade silenciosa e malcheirosa.

É chamado de “aerofagia” e é causada pela rápida ingestão de refeições, pastilha elástica ou pela ingestão de muitas bebidas com gás.

4 – Absorção

bread-pasta-rice-and-potatoes

 

Agora sobre a variedade de peidos silenciosos mais muito malcheirosos.

Quando peidos são particularmente desagradáveis, pode ser devido aos nossos corpos estarem em dificuldade para absorver certos nutrientes. Todos nós reagimos de forma diferente a vários tipos de alimentos, mas os problemas mais comuns na generalidade da população são os açúcares dos hidratos de carbono, seguido da lactose.

5 – Algo mais sério! 

A quantidade e qualidade dos nossos peidos será diferente de um dia para outro.

Mas a Dra. Raymond sugere que em caso de episódios recorrentes, gases e inchaço que vem com dores ou outros sintomas como diarreia ou constipação, o melhor é consultar o seu médico.

Peidos excessivos e maus cheiro podem ser sintomas de condições médicas, como síndrome do intestino irritável  e doença celíaca.