Ultima hora: ataque com bomba artesanal em Istambul


 

Bomba de fabrico artesanal poderá estar na origem da forte explosão que atingiu hoje a zona junto da estação do metro de Istambul, o incidente fez vários feridos.

naom_565dc79de0ac2

“O tráfego em todo o metro foi suspenso devido ao som do que pareceu uma explosão. A origem do som ainda é desconhecida”, informou a câmara municipal de Istambul, maior cidade do país e capital económica da Turquia.

naom_565df5199ef9e

Fontes próximas dos serviços de segurança, citadas pela agência noticiosa turca Dogan e pelo diário Hurriyet, afirmaram que a explosão foi provocada por um engenho escondido num tubo e colocado junto a um viaduto de passagem para a estação de metro de Bayrampasa, uma área residencial e industrial de Istambul, a maior cidade da Turquia.

“Cinco dos nossos cidadãos ficaram feridos quando uma bomba artesanal deixada nas barreiras do viaduto explodiu”, afirmou Atilla Aydiner, responsável administrativo da zona de Bayrampasa, em declarações ao canal de televisão turco A Haber TV.

 

size_810_16_9_turquia-explosao

 

 

A Turquia desde o dia 10 de Outubro que está em alerta devido ao atentado que foi considerado o pior e mais mortífero da sua história. Uma dupla explosão junto à estação central de comboios da capital turca, Ancara, fez um total de 103 mortos.

Já em Julho, um ataque semelhante havia custado a vida a 33 pessoas em Suruc, pequena cidade junto da fronteira com a Síria.

O governo islâmico-conservador da Turquia atribuiu o ataque ao grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Entretanto, ainda não há qualquer indicação nesse sentido no que respeita ao ataque desta tarde.