5 sinais de cancro do colon que acidentalmente ignoramos!

21 Março, 2019

Excluindo o cancro da pele, os cancros colorretais são o terceiro cancro mais prevalente nos Estados Unidos. Somente em 2016, quase 140 mil pessoas foram diagnosticadas com cancro de cólon ou retal. Embora os casos de cancro colorretal sejam comuns, muitas pessoas esperam até que seja tarde demais para se diagnosticar. Isso ocorre porque os sintomas do cancro colorretal são muito sutis e facilmente ignorados.

É por isso que vou falar sobre os sintomas mais comuns de cancro colorretal e o que você pode fazer para reduzir o risco de desenvolvê-lo.

Sintomas mais comumente ignorados do cancro colorretal

Cólicas

As cólicas abdominais são um dos sintomas mais negligenciados do cancro colorretal, principalmente porque são um sintoma de muitas outras condições não cancerígenas. Isso não significa que você deve assustar se está sentindo dor estomacal.

No entanto, se você está enfrentando cólicas estomacais intensas e duradouras que não parecem desaparecer, juntamente com outros sintomas de cancro colorretal, você não deve descartar isso.

Fadiga

Este é outro sintoma que geralmente é descartado como algo menos grave do que pode ser. Muitas pessoas sentem fadiga sem sequer ter uma condição, pois não dormir o suficiente é comum na sociedade moderna.

No entanto, se você sentir fadiga constante, mesmo quando obtém quantidades suficientes de sono e comendo uma dieta bem equilibrada, juntamente com outros sintomas de cancro colorretal, então não deve ser ignorado.

As células cancerosas podem causar fadiga à medida que utilizam a energia do corpo. O cancro de cólon também pode causar fadiga, pois pode causar perda de sangue.

Perda de peso súbita

 

[adinserter block=”8″]

Uma diminuição imediata e dramática no peso pode ser causada por uma variedade de cancros, sendo um deles cancro de colon. “Perda de peso inexplicada” geralmente é descrita como uma perda involuntária de 5% do seu peso corporal dentro de seis meses.

Assim, para alguém que pesa 150 quilos, perder sem querer 7 e 1/2 libras dentro de seis meses geralmente seria descrito como “perda de peso inexplicada”.

Isto é devido ao fato de que as células cancerosas usam muita energia do corpo, e o sistema imunológico também trabalha duro para evitar que a doença se espalhe. Todo esse gasto de energia causa uma grande quantidade de perda de peso.

Com o cancro de cólon, também é possível que um grande tumor possa bloquear o cólon, o que pode afetar os movimentos intestinais e causar perda de peso severa.

[adinserter block=”8″]
Movimentos do intestino irregulares

Como a sociedade em geral, as pessoas não prestam atenção suficiente aos seus movimentos intestinais. O tempo, consistência e aparência desses movimentos podem indicar vários problemas com sua saúde, incluindo a presença de cancro colorretal.

Pólipos do cólon, pequenos grupos de células que podem se tornar cancerosas ao longo do tempo, começam a afetar os movimentos intestinais quando se transformam em tumores. Esses tumores podem afetar a maneira como o seu intestino grosso funciona, e isso será refletido nas mudanças encontradas em suas fezes.

Fezes soltas, aquosas, diarreia ou constipação podem ser indicativas de cancro colorretal, desde que não sejam causadas por outras condições.

Fezes sangrentas

Novamente, isso me traz de volta ao meu ponto sobre as pessoas que não prestam atenção suficiente aos seus movimentos intestinais. Embora muitas pessoas estejam alarmadas com a visão de sangue em suas fezes, alguns podem estar muito envergonhados ou desconfortáveis para trazê-lo com amigos, familiares ou seu médico.

Às vezes, o sangue nas fezes pode até ficar muito escuro para ver, a menos que seja examinado minuciosamente.

As fezes sangrentas e o sangramento do reto são um sintoma comum de cancro de cólon e reto. Se você notar brilhante, sangue vermelho no papel higiênico depois de limpar, ou água avermelhada / rosa no banheiro, então pode ser um sinal de hemorragia retal.

Reduzir o Risco de Cancro Colorretal

Existem muitas medidas diferentes e mudanças de estilo de vida que você pode fazer, o que reduzirá sua chance de desenvolver cancro colorretal. Aqui estão alguns deles:

Coma os seus frutos, vegetais e grãos. As dietas ricas em vegetais, frutas e grãos integrais foram associadas a um menor risco de cancro de cólon, enquanto as dietas ricas em carne vermelha e processada foram associadas a um risco aumentado de cancro de cólon.

Exercite-se regularmente. Ser fisicamente inativo tem sido associado a um risco aumentado de desenvolver cancro de cólon enquanto aumenta a atividade reduz seu risco.

Não fume. O tabagismo tem sido associado a um risco aumentado de desenvolver uma variedade de cancros, sendo um deles o cólon.

 

Gerencie seu peso. O excesso de peso / obesidade não só aumenta o risco de desenvolver cancro de cólon, mas também aumenta o risco de morrer a partir dele. Isso porque o excesso de peso enfraquece seu corpo, tornando-o menos capaz de combater os cancros.

 

Limite o álcool. O consumo excessivo de álcool tem sido associado ao desenvolvimento do cancro de cólon. A American Cancer Society sugere um consumo limitado de álcool em duas bebidas por dia.