Sete sinais revelam que o excesso de peso se tornou um problema


Por vezes com o dia a dia e o stress as pessoas nem se apercebem dos erros que comete na alimentação e falta de exercício, então o excesso de peso começa. E só nota quando já lhe afecta o dia a dia.

Acumulo excessivo de gordura localizada (Gordura abdominal).

gordura-abdominal Essa região é mais propícia para acumular gordura, devido a má postura, e o consumo exagerado de alimentos gordurosos, açucarados e a ingestão de bebidas alcoólicas. Quando a circunferência abdominal do indivíduo está muito estendida, ele pode desenvolver doenças crônicas, como o diabetes. De acordo com alguns médicos, uma cintura saudável para homens é de até 102 centímetros e para mulheres até os 88 cm.

Transpiração excessiva

aaiea7k Quando se ganha peso extra, também se aumenta a produção de suor, por causa da grande quantidade de células corporais acrescentadas, mais acelerado fica o metabolismo, por consequência a temperatura do organismo se eleva. O suor ocorre como forma de aliviar o aquecimento do corpo liberando a água acumulada.

Dores na coluna

dores-na-coluna-300x161 Pessoas acima do peso possuem um risco maior de sofrer desgastes da coluna lombar, sendo assim terá problemas de locomoção, problemas para dormir, de postura e etc. Para melhor entendimento, o ideal é procurar um médico especialista, uma vez que essas dores podem ser provenientes de outras complicações de saúde.

Limitações físicas

limitacoes-fisicas

  Pessoas com excesso de peso costumam se sentir exaustos ao realizar qualquer actividade, seja um exercício ou mesmo uma simples caminhada. Essa condição limitada indica que o corpo já não suporta tanta carga como anteriormente, podendo até sofrer lesões nas articulações. É preciso fazer um acompanhamento com especialistas para perder os quilos extras e recuperar o condicionamento físico.  

Distúrbios de sono

insonia4 Esses incómodos directamente ligados à obesidade, também indica um sobrepeso, que afecta o descanso nocturno. O principal problema é a apneia do sono, uma doença causada pela má oxigenação dos tecidos, quando ocorre a insistência do ar para que o mesmo passe pela garganta. O acumulo de gordura na região do pescoço e do abdómen causam esse evento

Perda de roupas

acima-peso1 Um bom alerta para quem está ganhando peso são as roupas. Se o que uma vez lhe serviu com folga agora já não entra mais, então é bom ficar de olho – mas sem exageros. Não existe um tamanho de roupas ideal, visto que cada pessoa tem uma estrutura corporal própria, então não adianta ter como modelo um tamanho de manequim muito inferior ao seu. Segundo o psicólogo Armando Ribeiro das Neves Neto, do Hospital Beneficência Portuguesa, o público feminino é o que mais sofre cobranças para ter o corpo perfeito e, nessa busca, muitas vezes criam padrões de beleza distorcidos e prejudiciais ao organismo. “Para avaliar se você está ou não acima do peso e se isso afecta sua saúde, busque parâmetros médicos e não opiniões sem qualquer embasamento”, alerta.  

Baixa AUTO-ESTIMA que pode levar a depressões

aaiemwz O peso não é um problema apenas quando a saúde física está em risco. Em muitos casos, ele é um obstáculo ao convívio social antes de tudo. ?Muitas pessoas deixam de fazer coisas que gostam por vergonha de se expor?, afirma o psicólogo Armando. Os quilos extras se tornam motivo para deixar de ir à praia, a um clube ou a uma festa, por exemplo. Mas a relação nem sempre é clara. Segundo o especialista, muitas pessoas se enganam convencendo a si mesmas de que não gostam daquela atividade. “Esse comportamento pode afetar não só o círculo de convivência da pessoa como ainda sabotar uma oportunidade de resolver o que a incomoda”, lembra. Um psicólogo pode ajudar a enxergar melhor esse problema.]]>