Se sofre de mau hálito ao acordar, conheça as possíveis causas do mesmo e como atenuar o problema!

9 Fevereiro, 2017

Se tem este “problema” não se deixe incomodar!

A realidade é que o mau hálito é uma das condições de saúde que mais embaraços causa e das que mais pode afetar a autoestima. A maioria das pessoas ficam alarmadas aos primeiros sinais de mau cheiro, já outras são incapazes de sentir o próprio odor, o que agrava ainda mais a situação.

Mas há uma altura do dia em que o mau hálito mais aparece… de manhã. Ao acordar, algumas pessoas (até mesmo aquelas que nunca tiveram este problema) podem ter um certo tipo de halitose. “É normal que as pessoas despertem com algum grau de halitose pela manhã. Este mau hálito é temporário, uma vez que é produzido simplesmente por se ter dormido durante horas”, explica ao Buena Vida do jornal AS o médico Jorge Ferrús.

Este mau hálito matinal tem o nome de halitose não-patológica e trata-se de uma condição que surge após várias horas de sono, uma vez que, “enquanto dormimos, o pH da boca torna-se mais ácido do que o normal e a quantidade de fluxo salivar fica reduzida, o que favorece a concentração de microorganismos e, portanto, a ocorrência de mau hálito”.
[adinserter block=”8″]
Todavia, a halitose não-patológica associada ao despertar pode ser também instigada por várias horas de jejum e pelo stress.

A intensidade do odor pode ser, contudo, atenuada com a escovagem cuidadosa dos dentes antes de dormir e ao acordar (incluindo-se a limpeza da língua), com a ingestão de água ao longo do dia e com a exclusão de alimentos como alho e cebola ao jantar.

Quando o mau hálito ao acordar é demasiado intenso ou prolonga-se ao longo do dia, o mais indicado é procurar um médico ou um dentista.