Rússia planeia banir a compra de cigarros a quem nasceu depois de 2015

9 Março, 2017

Os planos legislativos propostos pelo Ministério da Saúde russo sugeram a proibição da venda de cigarros a qualquer pessoa nascida depois de 2015. Isto significa que a próxima geração de pessoas russas poderia ser permanentemente proibida de comprar cigarros.

Os esforços antitabaco russos, instituídos em 2009, com a legislação mais rigorosa em 2013, estão a dar frutos. Foram instituídas proibições de fumar na maioria dos espaços públicos, como escolas, hospitais, estádios, restaurantes, hotéis, aeroportos e estações de comboio. Outras medidas incluíam o aumento dos impostos sobre a venda de cigarros, o que produziu uma redução de 25% no total de fumadores, passando de 41% para 31% da população. Se as medidas planeadas forem instituídas, a percentagem de fumadores poderá cair até 5% até 2030, de acordo com um especialista russo.

Se a nova ideia de cortar as vendas a quem nasceu depois de 2015 irá avançar ainda não se sabe. Um porta-voz do Kremlin indicou que essa proibição pode ser considerada, mas que precisa de ser discutida com os outros ministérios. Devemos notar que o presidente Putin é um não-fumador e geralmente projeta uma imagem saudável e atlética.

[adinserter block=”8″]

Com as medidas restritivas a ter sucesso, os funcionários da saúde russos são céticos em relação à disseminação dos cigarros eletrônicos, considerando a adoção de uma legislação para proibí-los.

“A lei prevê a proibição da publicidade e do patrocínio e impõe restrições ao tabagismo em locais públicos.” Os especialistas acreditam que a proibição de fumar nos lugares públicos tem contribuído para a queda da taxa de consumo de tabaco na Rússia. Daí a nossa cautela acerca da aparição dos cigarros eletrónicos “, disse um funcionário do Ministério da Saúde da TASS.