Preocupante o que estas tiras brancas de gordura no peito de frango que compramos significam!

10 Fevereiro, 2017

O frango tem ganho muito peso nas nossas escolhas alimentares. A adoção de um estilo de vida mais saudável, a tentativa de evitar as chamadas carnes vermelhas, e as qualidades nutricionais do frango levam-nos consumir este alimento com bastante frequência. Para além disso, por ser magra, fácil de preparar e versátil, o frango é a carne mais popular por todo o mundo. Como já referimos, há muita gente que prefere a carne de frango às carnes vermelhas por considerar a primeira mais saudável.

Tudo isto é verdade. Contudo, devido à sua popularidade e às mudanças nas práticas da avicultura, a carne de frango já não é tão boa para nós como era antes.

Alguma vez reparou numas linhas brancas de gordura no peito de frango que compra nos talhos?

Cada vez mais peitos de frango têm “striping branco” – tiras de gordura que aparecem como resultado de uma condição que muitas das aves desenvolvem em fazendas de fábrica.
[adinserter block=”8″]
O Independent explica que estas riscas resultam da forma como as galinhas e os frangos são criados atualmente – a uma escala maciça e com os produtores a fazerem com que fiquem maiores, mais rapidamente. Surpreendentemente, a carne de frango que comemos hoje em dia pode ser muito mais gorda e menos nutritiva do que costumava ser.

Alguns estudos concluíram que 96% dos frangos têm problemas musculares e que os peitos de frango com estas riscas contêm 224% mais gordura do que os ditos normais.

Porém, diz-se não existir motivo para alarme. De acordo com Jaclyn London, diretora de nutrição do Good Housekeeping Institute, “o frango – desde que não seja panado e frito – é uma grande fonte de proteína magra (e também é rico em vitaminas B, ferro e vitamina B12)”.