Precisa de levar o seu carro à inspeção? A inflação também já lá chegou, prepare mais uns trocos!


Para muitos portugueses proprietários de veículos, Ano Novo é sinónimo de nova Inspeção Periódica Obrigatória.

Infelizmente, os preços da inspecção foram atualizados tendo por base a taxa de inflação medida pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Na realidade, já desde janeiro de 2015 que os valores a pagar pela inspeção dos veículos estão indexados à inflação anual. Em 2017, o Instituto da Mobilidade dos Transportes (IMTT) lembra, por isso, que os aumentos previstos são na ordem dos 0,52 cêntimos, respeitando assim a taxa de inflação medida pelo INE.

Na prática, isto quer dizer que há mais uns cêntimos a ter em conta: no caso de um proprietário de um veículo ligeiro, em vez de pagar 30,54 euros pela inspeção do carro, passa a pagar 30,70 euros – o mesmo valor, saliente-se, aplica-se a reboques e semirreboques.

No caso dos veículos pesados, o valor sobe dos 45,72 euros para os 45,95 euros.
[adinserter block=”8″]
Também no caso dos motociclos, triciclos e quadriciclos (com cilindrada superior a 250 cm3), que também já estão obrigados a fazer inspeção, o valor a pagar sobe oito cêntimos, dos anteriores 15,38 euros para os 15,46 euros.

Saliente-se que estes novos valores vão estar em vigor já na próxima semana.

Para quem tiver dúvidas, no site do IMTT é igualmente possível ver se este ano está obrigado a levar o seu veículo à inspeção, basta ter em conta a data da primeira matrícula.