Tem queda de cabelo? Faça esta receita com apenas 2 ingredientes!

2 Fevereiro, 2017

(Última atualização em 18 Setembro, 2020)

A queda de cabelo afeta milhões de pessoas por todo o mundo mas poucos sabem qual as razões mais comuns para isso acontecer.

Vivemos num ambiente que é abundante em combustíveis fósseis, um ambiente cheio de tendências e alimentos cheios de ingredientes que chamam tanto à vista das pessoas, e muitos outros fatores que são difíceis de não querer experimentar.

O nosso corpo habitua-se a este ambiente e a tudo aquilo que nos rodeia, produzindo hormonas. Esta carga tóxica que consumimos faz com que o nosso fígado não tenha tempo e energia suficientes para gerir a decomposição e eliminação das hormonas.

Quando abordamos a questão do ambiente, podemos falar também dos produtos químicos que, de certa forma, também são encontrados em todos os lugares, desde os nossos produtos de higiene pessoal até ao copo de água que bebemos às refeições. Eles apareceram para interferir com a função habitual do nosso sistema endócrino, onde em certos casos, imitam as hormonas ou até mesmo bloqueando-as.

Porque são as hormonas tão importantes?

Podemos fizer que as hormonas são um sistema de comunicação bastante imediato que o nosso corpo usa para gerir os órgãos.

Como foi explicado acima, essas tóxicas podem ser prejudiciais às nossas hormonas, bloqueando-as, o que pode resultar com que um monte de sistemas no nosso corpo falhe ou se deteriore. Podemos usar uma metáfora para explicar esta situação como por exemplo, com está numa semana apertada de trabalho e o seu email deixa de funcionar a meio. Pode entender essa interrupção quando comparado com o nosso sistema.

De todo o nosso sistema endócrino, as hormonas que mais são afetadas por todas esta carga ambiental e todas estas tóxicas que vivem ao nosso lado são o cortisol, insulina, estrogénio, dihidrotestosterona e a hormona da tiróide.

Qualquer perturbação neste tipo de moléculas mencionadas anteriormente podem resultar em acne, o aumento de peso, a infertilidade, a queda de cabelo, períodos irregulares e muitos outros.

5 Desequilíbrios Hormonais:

1) Estrogénio

O estrogénio, provavelmente mais conhecido com a hormona feminina, quando revelado em quantidades mais excessivas, provoca sintomas de inchaço, sensibilidade mamária, períodos irregulares nas mulheres e infertilidade, acompanhada de disfunção erétil.

Toda esta carga tóxica excessiva leva ao retardamento do metabolismo de estrogénio, conduzindo a excessos corporais.

2) Insulina

A insulina controla o nível de açúcar presente no sangue e células e, quando em excesso, faz o nosso metabolismo lento, causando desequilíbrios entre todas as hormonas que foram citadas anteriormente.

Esta hormona é uma das mais principais hormonas do nosso corpo, tornando-se praticamente impossível para o nosso corpo controlar todas as hormonas quando esta não está no seu melhor estado de funcionamento.

3) Cortisol

Cortisol é conhecido como a hormona do stress. Não deve existir em excesso nem muito pouco. A sua produção em demasia leva à elevação de açúcar no sangue, causando o aumento de peso, fadiga e, por vezes a doença hepática gordurosa. A falta de cortisol desenvolve stress a longo prazo como também a exaustão e o enfraquecimento do sistema imunitário.

4) Dihidrotestosterona

Esta hormona é a versão mais potente de testosterona e resulta em calvície masculina, ginecomastia, leva ao aumento da próstata, acne e ao crescimento de pêlos de padrão masculino nas mulheres quando em  excesso.

5) Hormona da Tiróide

Esta hormona controla a taxa de crescimento humano e a taxa com o que o corpo queima combustível. Deficiências a este nível levam ao aumento do peso, fadiga extrema, irregularidade intestinal e muitas vezes a cabelos secos e quebrados.


Como equilibrar as hormonas?

Há uma bebida bastante simples que qualquer pessoa pode fazer no seu dia-a-dia que ajuda imenso a iniciar o processo. A erva é a urtiga, onde os ingredientes pelo qual estamos mesmo a procura são as suas folhas.

Existem imensas pesquisas sobre o suporte hormonal das urtigas e conclui-se que retarda as enzimas que convertem a testosterona em estrogénios e Dihidrotestosterona. Ou seja, bastante eficaz ao combate do acne, amenorreia, aumento da próstata, entre outros. Em conjunto com todos os benefícios a urtiga também estimula o crescimento de cabelo, reduz o açúcar no sangue, melhora a resistência à insulina em diabéticos e reduz os níveis de stress.

É também uma rica fonte de minerais como zinco, magnésio, potássio e ferro.

A bebida de equilíbrio hormonal…

Materiais Necessários:

  • Folhas secas de urtiga solta (não raiz) – quanto mais frescas as folhas, melhor o sabor
  • 1 litro de água
  • Grande recipiente de vidro com tampa

Instruções:

  1. Ferver 1 litro de água
  2. Despeje metade de um copo de folhas secas num recipiente de vidro
  3. Cubra firmemente e permita a infusão por 4-10 horas (recomendado durante a noite) à temperatura ambiente
  4. Consuma 1 litro ao longo do dia. Lembre-se que pode reaquecê-lo e misturar com algum leite de amêndoa ou pode beber com um pouco de mel, tornando-a numa bebida refrescante.

Nota: Se estiver grávida não deve beber este chá, devido à estimulação de contrações uterinas. No entanto, se estiver com dificuldades com a amamentação, beba bastante pois a urtiga promove a lactação.