Nem imagina o que uma garrafa de plástico reutilizada contém! Depois de ler isto, provavelmente, irá deixar esse hábito.

13 Janeiro, 2017

Tem o hábito de reutilizar a mesma garrafa de água várias vezes? É possível que deixe esse hábito depois de ler este estudo.

De acordo com um estudo pedido pela Treadmill, uma empresa de acessórios para ginásios, uma garrafa de água de plástico reutilizável pode conter mais bactérias do que uma taça de comida de animais. De facto, uma garrafa de plástico tem, em média, 300 mil colónias de bactérias, das quais 60% são perigosas para a saúde, uma quantidade muito superior à existente no recipiente, por exemplo, para cães.

Para a realização deste estudo foi pedido a doze pessoas que utilizassem uma garrafa dos quatro modelos propostos, sem que fosse lavada entre as utilizações. E os resultados foram assustadores: os recipientes tinham, em média, 313.499 unidades de formação de colónias de bactérias por centímetro quadrado.

De acordo com o estudo, o modelo de garrafa com tampa que desliza é o menos recomendável, visto que foram identificadas 933,3 mil colónias de bactérias por centímetro quadrado na superfície.
[adinserter block=”8″]
As características das garrafas de água propiciam a formação e acumulação de bactérias, tendo em consideração que o recipiente está quase sempre fechado e húmido no interior, e está em constante contacto com as mãos e com a boca.

“O contacto com a boca humana contribuiu constantemente para o acumular de bactérias nesses recipientes. Estudos mostram que passam cerca de 700 espécies”, disse Fernando Ruiz, médico e professor de Infectologia da PUC-SP.