Há uma forma eficaz para dormir! E a maioria das pessoas desconhece-a!

27 Fevereiro, 2017

Você sabe aquela rotina de acordar de manhã, trabalhar o dia inteiro e ficar de cama horas depois de o sol se pôr. Algumas noites vira-se para um lado e para o outro para tentar dormir, e não consegue dormir e acorda exausto. Mas um novo estudo revelou que existe um método melhor para manter a energia durante todo o dia e se sentir bem descansado, e não tem sido usado por séculos.

Todo médico recomendará 8 horas de sono por noite, mas estudos revelaram que a maneira como dormimos está errada. Alguns psiquiatras inferiram que os humanos modernos estão cronica-mente privados do sono. Esta privação do sono pode ser a razão pela qual normalmente levamos até 20 minutos para adormecer, e por isso tentamos o nosso melhor para não acordar durante a noite.

Simplificando, não tempo suficiente para descansar.


[adinserter block=”8″]
Em 1992, o psiquiatra Thomas Wehr colocou um grupo de pessoas na escuridão durante 14 horas todos os dias durante um mês durante um experimento. A escuridão era uma realidade para os seres humanos antes do luxo de eletricidade e lâmpadas.

Levou algum tempo para o sono ficar normal e regular, mas pela quarta semana, os sujeitos tinham estabelecido um padrão de sono distinto. Os sujeitos dormiram durante quatro horas, depois acordaram por uma ou duas horas e adormeceram novamente em segundos para voltara a dormir quatro horas.

A história do sono em dois

Em 2001, o historiador Roger Ekirch, da Virginia Tech, revelou uma riqueza de evidências históricas de que os humanos costumavam dormir em duas porções separadas. Ekirch descobriu mais de 500 indícios de um padrão de sono segmentado em memórias, arquivos de corte e literatura médica.

Durante o século XVII, até a década de 1920, as pessoas dividiam o seu sono em dois segmentos de quatro horas. Os cientistas chamam este sono bifásico (duas fases do sono).

Segundo Ekirch, a invenção de luzes de rua, eletricidade doméstica e o aumento no consumo de café são as três razões mais importantes que causaram a recessão deste sono bifásico.
[adinserter block=”8″]

Produtividade e sono estão intimamente relacionados. Duas fases de repouso foram mostradas para aumentar a atenção plena, a calma e a produtividade. Outros países, do México à Tailândia, usam o sono bifásico como uma prática comum, mas geralmente chamam-lhe de sesta – Um descanso curto da tarde, geralmente após uma grande refeição.

Os benefícios do sono bifásico

A prolactina, as hormonas que reduzem o stress e a ansiedade, foi liberada durante a hora de vigília entre os períodos de repouso. Um estudo efetuado nos Estados Unidos revelou que mais de um terço dos americanos acordam à noite, e se você for como eles, ficar a ler, meditar ou até mesmo trabalho poderia reduzir o stress e mantê-lo bem descansado.

A parte importante do sono bifásico, no entanto, é uma noite cedo. Ao contrário do estudo de Thomas Wehr, você terá acesso à eletricidade após o sol se pôr, e com os nossos telefones, TVs e laptops, é muito fácil ficar acordado até a última hora.

Entre num padrão de sono regular de colocar ou desligue a televisão quando o sol se põe. Se estiver acordado entre as 2 da manhã e 4 da manhã, um psicólogo recomenda que “pequenos dias” o ajudarão a voltar a dormir e acordar rejuvenescido e com energia.

Insónia

O sono polifásico, que pode estar mais relacionado com a insónia, ocorre quando há mais de duas fases do sono, o que pode resultar na falta de sono e pode ser prejudicial. No entanto, com o sono bifásico, muitas pessoas relataram que descansar em dois segmentos ajuda a combater a insónia.

“Se eles percebem o sono interrompido como normal, eles experimentam menos sofrimento quando acordam à noite, e caem para dormir mais facilmente.”, afirmam os psiquiátricas que tentam combater as insónias dos seus pacientes.

Os doutores recomendam também, não apenas para crianças, mas para adultos também dormitarem. Não fique com coisas na cabeça como se fosse um preguiçoso se tomar descansos curtos durante o dia. Uma soneca que dura entre meia hora a duas horas é muito mais saudável do que uma bebida energética com cafeína ou uma sugestão açucarada.

Conclusão

Um bom sono é um dos componentes mais importantes da saúde, e muitas vezes lemos sobre as melhores dicas e truques para fazer o sono mais profundo. Mas antes de investir em medicamentos ou beber mais café, tente colocar o sono no lugar certo.