Hotel de Gelo


Perto da cidade de Kiruna, na Lapónia sueca, a mais nortenha do país, situa-se o Jukkasjarvi, o primeiro hotel de gelo do mundo.

A ideia começou a ganhar forma em 1989, quando um grupo de artistas japoneses visitou a região e criou uma exposição de arte em gelo. O francês Jannot Derid realizou uma mostra num iglu cilíndrico na mesma zona na primavera de 1990. Certa noite, sem quartos disponíveis na cidade, alguns visitantes pediram para pernoitar no espaço da exibição. Dormiram nos seus sacos-cama sobre pele de rena e foram assim os primeiros hóspedes do ‘hotel’.

Todo o hotel é construído a partir de neve e blocos de gelo retirados do rio Torne. Até os copos do bar são concebidos a partir de gelo.

Em cada primavera, o hotel recolhe toneladas de gelo do rio, ainda gelado, e guarda-o num espaço dedicado a tal e com capacidade para 9 mil toneladas de gelo e 30 mil toneladas de neve. O gelo é utilizado para as criações do bar, dos copos, também utilizados para aulas e seminários de escultura em gelo, eventos de vária ordem e lançamento de produtos por todo o mundo, ao passo que a neve é usada para construída toda a estrutura do edifício.

A construção inicia-se, habitualmente, em meados de Novembro. Quando terminado, o hotel inclui um bar, uma igreja, um grande salão, uma área de recepção e suites e quartos para mais de 100 pessoas. A mobília é esculpida a partir dos blocos de gelo sob forma de cadeiras e camas. Existe igualmente acomodação aquecida nas imediações do hotel.

Este é o primeiro e o maior hotel de gelo do mundo, estendendo-se por 6 mil metros quadrados. Cada suite é única e a arquitectura do hotel muda a cada ano, reconstruído de raiz. Os artistas apresentam as suas ideias a cada época invernal e um júri escolha cerca de 50 para criarem o hotel desse ano.

Esta obra-prima da arquitectura, do design, do inverno apenas existe entre Dezembro e Abril de cada época, sendo considerado uma das sete maravilhas da Suécia.

O bar chama-se Absolut Icebar pois é patrocinado pela Absolut Vodka, primeiro grande patrocinador do espaço fundando por Yngve Bergqvist, numa ligação que já vai na vintena de anos.

Se há um local do mundo a colocar numa lista de lugares a ver antes de morrer, este é um desses!