Gorilas filmados a desarmar armadilhas de caçadores furtivos na selva!

11 Julho, 2017

(Última atualização em 7 Agosto, 2020)

Um par de gorilas foram observados a procurar e destruir armadilhas de caçadores furtivos depois de uma criança no seu grupo ter sido morta por uma das armadilhas.

Poucos dias depois de uma criança de gorila ter sido morta, um par de gorilas selvagens foram captados pela câmara, desmontando armadilhas de caçadores furtivos. De acordo com os conservacionistas, esta é a primeira vez que alguém viu esse tipo de planeamento, precisão e engenhos por gorilas de montanha.

Vernoica Vecellio, coordenadora do programa de gorila no Centro de Pesquisa Karisoke do Fundo de Gorila da Dian Fossey, disse à National Geographic:

“Esta é absolutamente a primeira vez que vemos juvenis fazendo isso … Não conheço nenhum outro relatório no mundo dos juvenis destruindo armadilhas. Nós somos o maior banco de dados e observador de gorilas selvagens … então ficaria muito surpreso se alguém já tivesse visto isso “.

Alegadamente, os caçadores de carnes de arbustos estabeleceram milhares de armadilhas de cordas e filiais no Parque Nacional dos Vulcões de Ruanda com a esperança de atrapalhar antílope e outras espécies. De vez em quando, os macacos são apanhados nas armadilhas. Enquanto os adultos geralmente são fortes o suficiente para se libertar, os jovens nem sempre são tão sortudos.

O incidente, ocorrido em 2012, resultou na morte de uma criança de gorila chamada Ngwino. O jovem macaco foi descoberto muito tarde por trabalhadores de ajuda e, aparentemente, morreu de feridas relacionadas a laços. Quando ela tentou escapar, o seu ombro foi deslocado e a gangrena se colocou depois que as cordas se derrubaram na perna.

Como os caçadores furtivos não têm interesse nos gorilas, os macacos presos nas armadilhas são muitas vezes deixados para morrer. Isso levou os rastreadores a procurar e destruir as armadilhas. Tal é uma tarefa importante, já que os gorilas de montanha enfrentam “um risco muito alto de extinção na natureza”, de acordo com o Fundo Internacional para a Natureza (UICN).

As conservações do centro de Karisoke testemunharam a capacidade dos gorilas de desmontar as armadilhas dos caçadores furtivos quando eles estavam fora um dia penteando a floresta para armadilhas. Quando o rastreador John Ndayambaje viu uma armadilha muito perto do clã de gorila de Kuryama, ele se mudou para desativá-lo. No entanto, ele parou quando um Silverback chamado Vubu grunhiu, advertindo que Ndayambaje se aproximasse.

De repente, dois juvenis – Rwema, um homem; E Dukore, uma fêmea – correram para a armadilha. Quando Rewema saltou no ramo da árvore dobrada e quebrou, Dukore liberou o laço. Então, o par espiou outra armadilha próxima – uma que o rastreador perdeu – e correu por isso. Um terceiro gorila se juntou a eles e ajudou a desmontá-lo.

O intercâmbio atordoou os rastreadores, relata a National Geographic, fazendo com que Vecellio pense que esta não era a primeira vez que os jovens gorilas – todos com cerca de quatro anos – arruinavam os caçadores. “Eles estavam muito confiantes”, disse ela. “Eles viram o que eles tinham que fazer, eles fizeram isso, e então eles foram embora”.

Nunca antes ninguém relatou esse tipo de trabalho em equipe ao destruir armadilhas de caçadores furtivos. Alguns, que trabalham com macacos, como o Dr. Mike Cranfield, do Projeto Veterinário de Mountain Gorilla, não são surpreendidos por sua engenhosidade. Ele brincou: “Se pudéssemos obter mais deles fazendo isso, seria ótimo”.

Esta prova é que os animais são muito mais inteligentes e empáticos do que a maioria dos humanos lhes dá crédito? Por favor, comente nas redes sociais para ajudar a compartilhar esta notícia!