Fujisawa, a cidade inteligente e auto-sustentável, já está a todo o vapor


Projectada na sequência do tsunami e terramoto que varreram o Japão, Fujisawa já é uma realidade, tendo sido inaugurada oficialmente no passado dia 27 de Novembro.

Idealizada pela Panasonic e outras oito empresas nipónicas com vista à recuperação das zonas afectadas pela devastação causada em 2011, mostra-se totalmente criada com intuito prioritário de ser uma cidade de consciência energética e ecológica.

Esta iniciativa serve para provar que se pode construir toda uma cidade ‘verde’, valorizando todas e cada habitação e construção. Todas as casas possuem painéis solares embutidos, existe ainda um bairro para moradores sem veículo próprio, existindo a opção de partilha de carros eléctricos.

Toda a cidade possui sensores em rede que controlam a iluminação pública e asseguram a não existência de desperdício energético. Repleta de parques e vegetação em torno das vias públicas, oferece várias soluções para os que queiram enveredar por um novo estilo de vida e um modelo de desenvolvimento económico distinto.