Ela queima e cheira as folhas de louro… Quando souber o porquê, vai começar a fazer o mesmo!

(Última atualização em 13 Setembro, 2020)

A folha de louro é usada habitualmente na cozinha Portuguesa mas os seus benefícios e utilidade estendem-se muito para além do uso como condimento.

O louro é usado desde os tempos antigos. Já foi símbolo de poder: reis e imperadores usavam coroas de louro na Antiguidade. Tradição mantida, na atualidade, nas coroas dos vencedores de competições desportivas.

Nas folhas de louro se encontra um azeite essencial composto de cineol e eugenol. Elas têm muitas propriedades que são atribuídas principalmente aos seus óleos essenciais, que curam muitas doenças.

O louro é excelente para tratar tonturas, depressão, nervosismo, pânico, falta de vontade, falta de apetite, problemas na bexiga, no pulmão, dor de estômago, parasitose, digestão lenta, stresse, surdez, dor de garganta, como regulador menstrual, doenças cardiovasculares, dores articulares e musculares, dores cabeça, limpa o trato respiratório e refresca o ambiente.

Tem ótimas qualidades diuréticas, anti-inflamatórias e é um bom protetor do coração.

Usos medicinais da folha de louro

1. Para melhorar a digestão e regular a menstruação

Coloque 2 pequenas folhas de louro em 1 copo de água fervida. Tome de 2 a 3 xícaras por dia.

2. Folha de louro levanta o ânimo

Deixe de molho 3 folhas em 1 copo de água durante a noite. No outro dia, beber esta água na parte da manhã assim que acordar. A folha de loura ajuda a ser mais feliz!

3. Para aliviar contusões e acne

Deixe em imersão um punhado de folhas de louro em 250 mL de azeite de oliva por 15 dias. Coe e aplique o óleo com gaze sobre as lesões cutâneas.

Observação: Faça antes um teste aplicando uma pequena quantidade do óleo no cotovelo para ver se ocorre alguma reação alérgica.

4. Para aliviar dores articulares e musculares, herpes e também para curar doenças de pele

Ferva um punhado de folhas de louro esmagadas até secar toda a água. Coe antes que arrefeça, reservando a gordura que se separará. Esfregue esta “manteiga” nas áreas afetadas.

Observação: Faça antes um teste aplicando uma pequena quantidade da gordura no cotovelo para ver se ocorre alguma reação alérgica.

5. Para tonificar músculos flácidos e doridos

Ferva um punhado grande de folhas em 2 litros de agua durante 15 minutos. Coar e colocar a água numa banheira ou tina para banho.

6. Folha de louro limpa as vias aéreas e alivia dores de cabeça e o stresse

Queime algumas folhas de louro e inale o fumo. Pode usar 1 folha grande e levá-la ao fogo do fogão. Assim que começar a queimar, retire-a do fogo e, com cuidado, inspire o fumo que sairá da folha. Faça isso várias vezes (a folha apagará também várias vezes) e sempre com cuidado para não se queimar.

Outra opção é colocar várias folhas num objeto cerâmico resistente ao fogo, e queimá-las. Depois, é só inspirar o fogo das folhas queimadas.

Na Antiguidade queimavam-se folhas de louro nas casas dos enfermos para purificar o ambiente.

Vídeo de receitas medicinais com folhas de louro:

Chá de louro

chá de folha de louro

O chá é uma ótima alternativa para aproveitar todos os benefícios das folhas de louro, sendo considerado uma boa opção para a má digestão, ansiedade e stress, por exemplo.

Ingredientes

  • 3 folhas de louro;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Para preparar o chá, basta colocar as folhas de louro na água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, beber o chá 3 a 4 vezes por dia. Caso sinta necessidade, pode adoçar antes de beber.

Para que serve o chá de louro

A folha de louro, e consequentemente o chá, é rica em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C e possui ação diurética, antifúngica, anti-reumática, anti-inflamatória, digestiva, estimulante, antioxidante e expectorante, podendo ser utilizada para ajudar no tratamento de diversas situações, como por exemplo:

  • Inflamações no fígado;
  • Cólicas menstruais;
  • Infecções na pele;
  • Dor de cabeça;
  • Gases;
  • Reumatismo;
  • Stress e ansiedade.

Como queimar folhas de louro corretamente

Quando queimadas de forma correta, as folhas de louro liberam os seus benefícios muito rapidamente.
queimar folhas de louro
Pegue uma folha seca e coloque-a em um cinzeiro. Deixe a folha em chamas e saia do ambiente por alguns minutos. Se possível, feche a porta do ambiente, para o aroma preenchê-lo.

Quando você voltar, sopre as brasas e respire profundamente.

Contraindicaçoes

Embora sejam muitos os benefícios da folha de louro, o seu consumo não é indicado para todo mundo. Assim, mulheres gestantes e em fase de amamentação devem evitar tomar chá de folha de louro ou consumir a folha em outras formas. Isso porque, por ter ação estimulante, pode causar um aborto. A planta também não é indicada para crianças e pessoas sensíveis a essa planta.

Agora já sabe, folha de louro não serve só para cozinhar. Experimente queimar algumas folhas em sua casa e irá notar coisas fantásticas!