Exemplos de vida


Anónimo nos EUA, pelo menos até há poucos dias atrás, Josue Lejeunesse é um herói no Haiti e foi bem reportado pela CNN, porque a notícia não tem cor, credo, género ou polaridade, ainda que a negativa continue a prevalecer, a dominar de forma quase absoluta nas decisões editoriais.

Oriundo de La Source, no Haiti, Josue acumula dois trabalhos na região de Nova Iorque para (sobre)viver. De dia é contínuo na prestigiada Universidade de Princeton e à noite conduz um táxi.

Conhecendo a realidade do país e, particularmente, da sua localidade, os problemas com água potável. Josue perdeu 11 familiares durante o terrível terramoto de 2010, há cinco anos atrás, numa destruição que o mundo assistiu, ajudou, mas pouco depois esqueceu.

Com a vontade de ajudar as suas gentes, o tremor de terra apenas o levou a ser ainda mais proactivo nessa empreitada, conseguindo criar uma onda de solidariedade através da universidade, ao ponto de Josue ter conseguido construir, depois do arraso, canalização até La Source, o que permite finalmente que os seus conterrâneos tenham água potável ao dispor.

A vida de Josue continua, acumula os dois trabalhos para conseguir sustentar e criar os quatro filhos, sozinho, sendo o maior exemplo de como, ao contrário do que tantos acham, uma pessoa só, um ser humano pode mudar o mundo e a mudança começa assim!

Máximo respeito por Josue, que quer fazer muito mais pelas suas gentes!