Quanto dinheiro existe no mundo?

(Última atualização em 10 Setembro, 2020)

É muito difícil determinar ao certo quanto dinheiro existe no mundo. Podemos apenas extrapolar dados e partir de alguns pressupostos.

A quantidade de dinheiro no mundo, depende de como definimos o que conta como dinheiro e o que não. Por exemplo, o ouro pode não ser chamado de dinheiro, mas tem um valor de mercado e é um ativo, da mesma forma que o valor estimado de um investimento de 7,6 trilhões pode ser incluído ou pode não ser.

quanto dinheiro existe no mundo

Quanto dinheiro existe na Terra? É uma pergunta simples com várias respostas complicadas.

Simplesmente, a resposta depende de como você define “dinheiro”.

Para a definição mais restrita, ou o que é chamado de “M0”, isso inclui apenas dinheiro físico, notas de papel e moedas de metal que constituem moeda. Esse número é de cerca de 5 trilhões de dólares.

O próximo passo é o M1, que inclui todo o dinheiro físico, além de dinheiro rapidamente acessado como esse em contas correntes, e chega a US $ 25 trilhões.

M2 inclui M0 e M1, mas também atrai coisas como contas de poupança e CDs abaixo de US $ 100.000. Esse número é de cerca de US $ 60 trilhões. E o último número, o M3 de US $ 75 trilhões, é muito mais abstrato e nem sempre citado em números oficiais. Inclui fundos institucionais do mercado monetário, depósitos a longo prazo e outras coisas que as pessoas ricas possuem que podem, de alguma forma, ser gastas, mas confundem o resto de nós.

Mas, bem, isso é apenas moeda. E as moedas de um país podem ser eliminadas pela guerra ou por outras influências. Ou a inflação ou a deflação podem mudar o valor do dinheiro que você tem. Ou toda uma série de outras coisas.

Dinheiro total no mundo:

  • Investimento imobiliário de 7,6 trilhões
  • 7,9 trilhões a quantidade de ouro e prata
  • 70 trilhões de investimento no mercado de ações
  • 90 trilhões de notas e moedas em circulação
  • 199 trilhões de dólares é dívida por pessoas e países
  • 1,2 quatrilhão é a quantidade de derivativos.
  • 1.200.000.000.000.000 de dólares agora é o que chamamos de um grande número.

Quantidade de dinheiro no mundo segundo a produtividade

Alguns economistas defendem que se deve olhar para esta pergunta sob a perspetiva da produtividade. Assim sendo, quantidade de dinheiro existente no mundo hoje pode ser a soma do PIB (Produto Interno Bruto) de todos os países do mundo, ou seja, US$ 50 trilhões, de acordo com dados do Banco Mundial.

E agora chegaram as criptomoedas

Os ativos digitais, como o bitcoin, são atualmente avaliados em cerca de 250 bilhões de dólares e pessoas como Jack Dorsey (o cara do twitter!) Dizem que em 10 anos a maioria das transações será feita usando criptomoedas. Agora pense desta forma: isso não é nem 1% das notas e moedas!

Imagine quanto bitcoin valerá se em 20 anos estivermos usando criptomoeda em apenas 20% de nossas vidas diárias. Agora pense em quantos jovens ainda não estão no mundo dos investimentos e tenho certeza de que, quando o fizerem, não se importarão com ouro ou prata. Alguns analistas prevêem que o bitcoin chegará a US $ 100 mil, não acho nada exagerado. Pense no que você quiser, mas eu estou comprando cripto na kraken todos os meses.

Há quem prefira jogar no euromilhões mas eu cá acho que a tecnologia blockchain é o futuro e como tal, um bom investimento. Em minha opinião, todo mundo deveria comprar um pouco depois de ter criado um fundo de emergencia.