Como os restaurantes nos roubam. Conheça e evite ser burlado!

14 Março, 2017

(Última atualização em 18 Setembro, 2020)

Esta forma de roubar os clientes tem vindo a crescer pelos restaurantes portugueses, assim comprovam vários relatos de muitos clientes que foram lesados, e outros que ainda repararam a tempo. Conhece já esta forma de roubo para não seres o próximo.

Os restaurantes apresentam recibos, onde o total não corresponde ao somatório!

“A mim, já me aconteceu 2 vezes. A desculpa do empregado foi que a máquina se deve ter esquecido de apagar a conta do cliente anterior… Mas agora já se descobriu que não é erro, mas sim roubo e burla.”

Não acreditem na conversa do erro, porque isto é um roubo descarado e planeado, e sempre que acontecer peçam o livro de reclamações e guardem o recibo.

A conta no restaurante é mais uma forma de nos roubar. Devemos sempre conferir a conta e o total.

Quando vamos a um restaurante, e chega a hora de pagar, muitos nem conferem a conta. Mas acredita que se começares a conferir, vais encontrar várias vezes coisas a mais que nem vieram para a tua mesa.

“Mas o pior foram os dois casos que apanhei neste último ano. Mesmo os que conferem a conta, esquecem-se de conferir a soma, apenas reparam se tem alguma coisa a mais e não somam.”

Por isso os donos dos restaurantes, decidiram esconder mais um roubo. Colocam os consumos correctos, mas o somatório oculta um valor que não aparece na lista, mas que a máquina adiciona ao total.

O descaramento deles é grande pois chegam a roubar 30, 40, 60 euros. Depende das contas. Por isso esteja atento… não confie nem nas máquinas, e faça sempre a conta no final da refeição!

A imagem que se segue não tem a ver com nenhum dos casos! Por razões óbvias não íamos colocar aqui a fatura de nenhum restaurante português onde tenha acontecido isso, pois não temos como objetivo “estragar” a imagem do restaurante nem o negócio de ninguém! A imagem desta fatura serve apenas para ajudar a compreender o método de burla utilizado! Não interessa que ela seja do Brasil ou do ano de 2010, pois serve apenas para ajudar na explicação!

Temos apenas o objetivo de te alertar para estares mais atento a estas situações, depois compete-te a ti se queres prestar essa atenção ou não!

Agora comparem com o verdadeiro resultado:

2,90
5,80
33,60
4,50
18,80
18,80
23,00
3,90
——–
111,30

A máquina somou 173,20! Conseguem adulterar a calculadora para ir ao bolso dos distraídos. Basta colocar na memória, um valor que será transmitido à conta final, isto é, se na memória positiva colocarem 50 euros, este valor fica no TOTAL da conta mas não aparece descriminado na lista.

Confira sempre as suas contas a partir de hoje!

Denuncie e partilhe esta burla!

Fonte: lusopt.com/portugal/567-cuidado-burla-em-restaurantes