Como ficar rico: dicas úteis e honestas

Todo mundo quer ficar rico de um dia pra o outro. Mas este artigo não é sobre isso e vou já deixár-te triste: duvido que alguém te ensine como ficar rico da noite para o dia. Se for esse o caso essa pessoa está é a tentar enriquecer às tuas custas. Em vez disso vou ser honesto contigo e apontar-te na direção certa para chegares a rico no futuro.

Eu demorei uns 10 anos desde que comecei a trabalhar até ser financeiramente independente. Há quem o faça mais rápido mas poucos conseguem. Se queres ficar rico enquanto és novo vais ter que pensar por ti e criar algo verdadeiramente inovador. 

Repito: ninguém te vai dar ideias milagrosas.

Salvo raras exceções, o caminho para ficar rico é trabalhoso.

A boa noticia é que acredito que toda a gente consegue. Uns demoram 10 ou 20 anos, outros podem demorar mais mas o que é certo é que com os pés assentes na terra e com vontade de aprender, todos são capazes.

Evitar problemas e banha de cobra

Começo por falar sobre esquemas para ficar rico rápido, esquemas em pirâmide, reuniões meio escondidas em hotéis, cursos pagos online, ebooks pagos e por aí adiante. Quanto aos cursos pagos, não me entendas mal, se tens ideia de fazer um curso porque vai valorizar as tuas competencias, podes e deves fazê-lo. O que quero dizer é que quando alguém te propõe aprenderes a “arte de ganhar rios de dinheiro” em troca de alguns euros, vais ficar desiludido com o resultado.

Poupar

O primeiro passo é poupar. Embora não seja estritamente necessário em 100% dos casos, na maioria é. E para além disso ninguém vive sossegado com a espada pendurada em cima da cabeça. É por isso que o primeiro passo é sempre criar um hábito de gerir as poupanças. Para além de isso trazer segurança, abre as portas ao mundo do investimento. E não é preciso muito. As pessoas pensam que precisam de muito dinheiro para fazer mais dinheiro mas isso está longe da verdade.

Eu entendo que para algumas pessoas seja mesmo muito dificil conseguir poupar alguma coisa por terem um ordenado pequeno e se assim é sugiro um esforço extra durante algum tempo. Fazer horas extra ou arranjar um biscate para ganhar por fora. 

Alguns meses de esforço extra podem dar inicio a coisas boas no futuro. Poupa e cria uma almofada financeira, um pé de meia. 

Poucos são os negócios (negócios online por exemplo) ou investimentos que não requerem dinheiro e como já falei, ter uma poupança é bom por várias razões.

Aprender: a chave para ficar rico

O proximo passo é aprender. E este passo é eterno! Mesmo quando chegares a rico deves continuar a aprender.

Aqui a escolha é muita e tudo depende do perfil de cada pessoa. A minha formação é em engenharia mas desde que terminei a minha licenciatura que não parei de aprender sobre outras áreas, gestão, economia, investimentos e muito mais. Quanto mais aprendo mais ideias tenho e mais dinheiro faço.

Se eu só pudesse dar uma dica seria “não pares de aprender”.

Investir

Investir é o cerne da coisa. Não vou abordar aqui a questão de criar o proprio negocio. Embora com o proprio negócio seja mais rápido ficar rico, todos os negocios são diferentes e como já falei, ninguém te vai dar nenhuma ideia milagrosa. Para além disso, a maioria dos negócios falham!

Pelo contrário, ao investir, a grande maioria das pessoas tem sucesso. A razão é simples: a bolsa é um jogo de soma positiva.

Sublinho que investir na bolsa, no longo prazo é a opção com melhor taxa de sucesso para chegar a rico. Aprender a investir de uma maneira básica mas suficiente para investir na bolsa leva no máximo meia dúzia de horas. Para quem não percebe nada de investir na bolsa sugiro o tutorial da investipedia. É gratuito e suficiente para novos investidores.

Como já disse anteriormente, aprender é a chave do sucesso e acho que todo mundo deveria aprender as bases do investimento. Pode parecer dificil mas não é.

investir para ficar rico

Porque não imobiliário?

Imobiliário é uma forma de investimento alternativa à bolsa (embora também possa ser feito a partir da bolsa).

Embora o investimento em imobiliário seja mais arriscado que na bolsa, muitas pessoas preferem este caminho pois parece mais natural e mais familiar.

O problema é que para investir em imobiliário, regra geral requer uma maior quantidade de dinheiro.

Se tem possibilidade de o fazer, força! Há muitos recursos grátis na net para aprender e sinceramente, comprar um apartamento para arrendar não tem muito que se lhe diga.

Retorno histórico

Dependendo de país para país, o retorno médio nos ultimos 100+ anos ronda os 8% a 10% ao ano, tanto nas bolsas como no imobiliário. 

Isto é ainda mais importante nos dias de hoje com taxas de juro proximo de zero. Quem não está a investir seja na bolsa seja em imobiliário está a ficar para trás. O pobre está a ficar mais pobre.

A importância de começar cedo

Einstein disse uma vez que “a capitalização é a 8ª maravilha do mundo”. Capitalização não é mais do que uma palavra cara para descrever aquilo a que as pessoas chamam de juros a render juros.

O que quero dizer com isto é que jovens na casa dos 20 que comecem a poupar e investir, não vão precisar da segurança social quando se reformarem. Isto se não se reformarem antecipadamente por ficarem ricos.

Para perceberes o que quero dizer com começar cedo, vê a diferença de rentabilidade de mil euros, com uma rentabilidade anual média de 10%, ao longo de 20 anos, e ao longo de 30 anos.

Não vou colocar aqui os números para dares uso à cabeça e fazeres o cálculo por ti. Mas a diferença entre 20 e 30 anos de capitalização é abismal.

Alguns conselhos finais

Afasta-te de pessoas com mentalidade de pobre. Costuma-se dizer que somos a média das 5 pessoas com quem passamos mais tempo. Se os teus amigos são alcoolicos esse é provavelmente o teu futuro. Mas se eles são ativos a procurar apartamentos para comprar e arrendar ou vender, provavelmente vais ser investidor também.

Procura um mentor. Aprendemos muito mais depressa com orientações de quem percebe. Seja lá qual for a matéria. Se queres conselhos para ficar rico, não ouças os conselhos de quem é pobre!

Começa hoje mesmo, poupa, não pares de aprender e investe as tuas poupanças. Ficar rico não é uma sorte, é uma consequência dos teus hábitos!