Café faz bem ou mal? Benefícios e malefícios do café

29 Agosto, 2020

(Última atualização em 7 Dezembro, 2020)

Tomar café é dos hábitos mais comuns por todo o mundo mas ele nem sempre faz bem e nem sempre faz mal. Tomar café trás benefícios mas também pode trazer malefícios para a nossa saúde.

Benefícios do café

Vamos começar com a parte em que o café faz bem.

benefícios do café

Os benefícios do café com suporte científico:

1. Melhorias a nível cognitivo, vigilância e concentração, tempo de reação
2. Aumento da taxa metabólica e termogénese
3. Redução do mal de Alzheimer até 65%, demência e Parkinson entre 32% e 60%
4. Controle do açúcar no sangue (se bebido sem açúcar) e diminuição do risco de contrair diabetes entre 23% e 50%
5. Aumento da performance física e resistência
6. Protetor hepático reduzindo o risco de cirrose até 80%
7. Reduz até 40% o risco de cancro do fígado e cancro coloretal em 15%
8. Redução do risco de depressão
9. Redução do risco de ataque cardíaco
10. Aumento da longevidade
11. Potente efeito antioxidade
12. Redução da inflamação

O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ BEBE CAFÉ TODOS OS DIAS

1. AUMENTA O SEU METABOLISMO.

Este é provavelmente o primeiro motivo pelo qual as pessoas bebem café. Não há nada como sair da cama com sono para o trabalho ou para o dia difícil que vem pela frente, e depois de beber uma chávena de café e de repente começar a sentir como uma pilha Duracell. Embora a energia não dure muito, certamente pode ajudar-nos a começar o nosso dia na nota certa. Além disso, quem diz que não pode ter uma recarga ou duas à tarde!

Estudos até descobriram que o café ajuda a aumentar o metabolismo após um treino! Um estudo publicado no “Journal of Applied Physiology” descobriu que os atletas de resistência que tomaram uma chávena de café após o exercício tiveram um aumento de 66 por cento no glicogénio muscular, o que ajuda o corpo a substituir a energia rapidamente após um duro treino.

2. O CAFÉ AUMENTA A SAÚDE DO CÉREBRO.

Alguns estudos descobriram que beber 3-5 chávenas de café por dia pode diminuir o risco de desenvolver doença de Alzheimer e demência em até 65% em homens e mulheres de meia-idade. Outros estudos descobriram que uma chávena diária de café pode diminuir o risco de desenvolver a doença de Parkinson em até 32-60%.

Além disso, beber café pode inibir um tipo de nucleósido no cérebro conhecido como adenosina. A adenosina diminui o disparo de neurônios e a liberação de neurotransmissores benéficos, como dopamina, serotonina e norepinefrina no cérebro. Como a cafeína bloqueia a adenosina, aumenta os produtos químicos “sensatos” no cérebro.

Finalmente, outros estudos descobriram que o café aumenta o desempenho cognitivo, humor, tempo de reação, memória e alerta.

3. FAZ-TE SENTIR BEM!

Um estudo inovador realizado por pesquisadores da Harvard Public School of Health descobriu que homens e mulheres adultos que bebiam de duas a quatro chávenas de café com cafeína todos os dias tinham um risco de suicídio de 50% menor que aqueles que bebiam café descafeinado ou até mesmo nenhum café .

Além disso, o café contém muitos antioxidantes e nutrientes benéficos, como Vitaminas B1, B2, B3 e B5, bem como potássio e maganésio.

Todos os nutrientes e conforto que obtém de beber algumas chávenas de café por dia o ajudarão a se sentir mais feliz em geral!

4. RISCO REDUZIDO DE TER CANCRO DE PELE.

Um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute descobriu que os adultos mais velhos que consumiram quatro ou mais chávenas de café por dia tinham um risco 20% menor de desenvolver melanoma maligno, a forma mais mortal de cancro de pele nos EUA. Os pesquisadores acreditam que o café ajuda a reduzir o risco de desenvolver cancro de pele por causa de muitos antioxidantes e fitoquímicos na bebida favorita dos Estados Unidos.

5. RISCO DE CANCRO DE FÍGADO REDUZIDO.

O carcinoma hepatocelular (HCC) é o sexto cancro mais comum diagnosticado no mundo e a terceira causa de morte por câncer. O HCC representa aproximadamente 90% de todas as doenças hepáticas relatadas.

Apenas uma chávena de café por dia pode diminuir o risco de HCC em 20%; duaschávenas em 35%, e quatro ou mais copos em 50%. (A FDA recomenda não mais de 400 miligramas de café por dia – ou quatro chávenas).

O Dr. Peter Hayes, professor de medicina da Universidade de Edimburgo, diz: “Nós mostramos que café reduz a cirrose e também o cancro do fígado. O café também foi relatado para reduzir o risco de morte por muitas outras causas. (Com moderação), o café pode ser uma medicina maravilhosa e natural “.

6. O CAFÉ AJUDA A REDUZIR O RISCO DE DIABETES DE TIPO 2.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Harvard School of Public Health, as pessoas que tiveram mais uma chávena de café por dia do que a sua quantidade normal ao longo de quatro anos tiveram um risco 11% menor de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com aqueles que Beberam a mesma quantidade de café do que o normal. Além disso, o estudo descobriu que aqueles que diminuíram o consumo de café em mais de um copo por dia aumentaram o risco de diabetes tipo 2 em 17%.

Quando o café faz mal

Há pessoas que não toleram a cafeína e por esses motivos devem evitar o café, especialmente quando afeta o sistema nervoso provocando tremores e insónias. Para todas as restantes, o café de qualidade (biológico) e consumido com moderação, pode e deve fazer parte de uma alimentação saudável e funcional.

Em indivíduos adultos, a cafeína presente no café parece proteger o cérebro de danos causados por estresse. Mas, na vida intrauterina, ela pode atrapalhar o desenvolvimento neural do feto e corroborar com fatores de risco para doenças como epilepsia.

Apesar de não ser comprovado que o café faz mal, ele não é considerado seguro para crianças e adolescentes, por isso não deixe os pequeninos ingerirem mais de 100 mg por dia de cafeína.

A cafeína causa dependência!

O café é viciante, por isso quem deixa de beber pode ter dores de cabeça. As arritmias cardíacas também podem surgir se se consumir café de forma excessiva, elevando os riscos de fibrilação arterial, aumentando os riscos de derrames ou de outros problemas cardiovasculares.

Beber café de estômago vazio

Muitas pessoas bebem café de estômago vazio, mas nem imaginam o que acontece quando fazem isso! E por isso é muito importante que tenham conhecimento disto.
Beber café preto com o estômago vazio é uma maneira rápida de aumentar a acidez no seu sistema digestivo. Isso ajuda na libertação de ácido clorídrico dentro do sistema digestivo.

A maioria das pessoas não pode sentir isso, mas aqueles que têm gastrite certamente já sentiram esta libertação de ácido.
Quando isso acontece, pode ter problemas com o seu sistema digestivo.

café faz mal
O lançamento deste ácido vai funcionar como uma “violação” do alimento que está lá no seu estômago. Sempre que consumir alimentos “pesados”, podem haver problemas digestivos, porque isso torna mais difícil digerir as proteínas.

E você não quer isso! Se as proteínas não forem processadas completamente, elas podem criar vários problemas do sistema digestivo como a irritação, a inflamação intestinal e o inchaço. Na verdade, isto pode ser tão grave que pode também desenvolver o cancro do cólon.
É por isso que os especialistas em saúde têm alertado que não deve beber café quando você se levanta de manhã, em jejum.

O café, quando entra no nosso corpo, aumenta os níveis de cortisol quase que instantaneamente. O cortisol é uma hormona responsável por regular o relógio biológico. Ele também pode mantê-lo acordado. Isso pode levar a uma desordem intestinal.

Nunca deve consumir café se tiver com o estômago vazio. Ele vai aumentar os níveis de ácido do seu estômago e pode causar vómitos e inchaço.

Então, se quer tomar o seu café preto pela manhã, deve tomar o seu pequeno almoço, dar um pouco de tempo antes de tomar o café, bebendo-o pelo menos 1 hora depois de acordar.

Certifique-se de comer algo antes de beber o seu café. Também pode adicionar um pouco de manteiga ou leite no café. Isso vai ajudar na redução de seus efeitos nocivos.

Alternativas ao café

Se não tem nenhuma contra indicação não há problema em consumir café se não for em exagero. No entanto existem melhores alternativas.

A melhor é o chá. Chá preto, branco ou o mais popular chá verde. Todos têm cafeína mas o preto tem mais e o branco tem menos. O chá verde é provavelmente a melhor alternativa e tem também muitos outros benefícios.

Perguntas frequentes sobre o café

Café emagrece?

Sim. O café ajuda a perder peso devido ao seu efeito termogénico. Ele contribui para acelerar o metabolismo e consequentemente ajuda a emagrecer.

Café causa dependência?

Sim! Embora seja um efeito leve. Quem toma café regularmente sente dor de cabeça quando falta a cafeína. Esta dependência normalmente desaparece ao fim de alguns dias.café e enxaqueca

Café faz mal aos dentes?

Alguns dentistas dizem que não. Outros dizem que sim. A última vez que perguntei num dentista ele falou para beber o café com uma palhinha. É díficil dizer ao certo mas o que parece é que o café escurece os dentes e quem está a tentar clarear os dentes deve evitá-lo!

Café faz bem aos diabéticos?

Sim. O consumo equilibrado de café ajuda a regular os niveis de açucar no sangue. O café tem ácido clorogénico e a trigonelina alcalóide, que auxiliam na redução de glicose e insulina no pâncreas. No entanto não o tome com açúcar mas sim com adoçante!

Café previne cancro?

Sim! Segundo a OMS o consumo natural de café pode ajudar a combater e prevenir certos tipos de tumores que causam, por exemplo, cancro da mama, de pele, de próstata e de cólon.

Café tira o sono?

Sim! Qualquer bebida com cafeína, como café, coca-cola ou red bull tira o sono por momentos. Dependendo da quantidade ingerida e do nível de habituação da pessoa.

Como pode ver, o café tem imensos benefícios mas também tem o seu lado negativo. Tudo depende de si e da maneira como o consome!

Depois de beber o seu cafézinho, não se esqueça que a borra de café tem também muitos usos para a sua casa e saúde. Não a deite no lixo sem conhecer o que pode fazer com ela!