Café faz bem ou mal? Benefícios e malefícios do café

Tomar café é dos hábitos mais comuns por todo o mundo mas ele nem sempre faz bem e nem sempre faz mal. Tomar café trás benefícios mas também pode trazer malefícios para a nossa saúde.

Benefícios do café

Vamos começar com a parte em que o café faz bem.

benefícios do café

Os benefícios do café com suporte científico:

1. Melhorias a nível cognitivo, vigilância e concentração, tempo de reação
2. Aumento da taxa metabólica e termogénese
3. Redução do mal de Alzheimer até 65%, demência e Parkinson entre 32% e 60%
4. Controle do açúcar no sangue (se bebido sem açúcar) e diminuição do risco de contrair diabetes entre 23% e 50%
5. Aumento da performance física e resistência
6. Protetor hepático reduzindo o risco de cirrose até 80%
7. Reduz até 40% o risco de cancro do fígado e cancro coloretal em 15%
8. Redução do risco de depressão
9. Redução do risco de ataque cardíaco
10. Aumento da longevidade
11. Potente efeito antioxidade
12. Redução da inflamação

Quando o café faz mal

Há pessoas que não toleram a cafeína e por esses motivos devem evitar o café, especialmente quando afeta o sistema nervoso provocando tremores e insónias. Para todas as restantes, o café de qualidade (biológico) e consumido com moderação, pode e deve fazer parte de uma alimentação saudável e funcional.

Em indivíduos adultos, a cafeína presente no café parece proteger o cérebro de danos causados por estresse. Mas, na vida intrauterina, ela pode atrapalhar o desenvolvimento neural do feto e corroborar com fatores de risco para doenças como epilepsia.

Apesar de não ser comprovado que o café faz mal, ele não é considerado seguro para crianças e adolescentes, por isso não deixe os pequeninos ingerirem mais de 100 mg por dia de cafeína.

A cafeína causa dependência!

O café é viciante, por isso quem deixa de beber pode ter dores de cabeça. As arritmias cardíacas também podem surgir se se consumir café de forma excessiva, elevando os riscos de fibrilação arterial, aumentando os riscos de derrames ou de outros problemas cardiovasculares.

Beber café de estômago vazio

Muitas pessoas bebem café de estômago vazio, mas nem imaginam o que acontece quando fazem isso! E por isso é muito importante que tenham conhecimento disto.
Beber café preto com o estômago vazio é uma maneira rápida de aumentar a acidez no seu sistema digestivo. Isso ajuda na libertação de ácido clorídrico dentro do sistema digestivo.

A maioria das pessoas não pode sentir isso, mas aqueles que têm gastrite certamente já sentiram esta libertação de ácido.
Quando isso acontece, pode ter problemas com o seu sistema digestivo.

café faz mal
O lançamento deste ácido vai funcionar como uma “violação” do alimento que está lá no seu estômago. Sempre que consumir alimentos “pesados”, podem haver problemas digestivos, porque isso torna mais difícil digerir as proteínas.

E você não quer isso! Se as proteínas não forem processadas completamente, elas podem criar vários problemas do sistema digestivo como a irritação, a inflamação intestinal e o inchaço. Na verdade, isto pode ser tão grave que pode também desenvolver o cancro do cólon.
É por isso que os especialistas em saúde têm alertado que não deve beber café quando você se levanta de manhã, em jejum.

O café, quando entra no nosso corpo, aumenta os níveis de cortisol quase que instantaneamente. O cortisol é uma hormona responsável por regular o relógio biológico. Ele também pode mantê-lo acordado. Isso pode levar a uma desordem intestinal.

Nunca deve consumir café se tiver com o estômago vazio. Ele vai aumentar os níveis de ácido do seu estômago e pode causar vómitos e inchaço.

Então, se quer tomar o seu café preto pela manhã, deve tomar o seu pequeno almoço, dar um pouco de tempo antes de tomar o café, bebendo-o pelo menos 1 hora depois de acordar.

Certifique-se de comer algo antes de beber o seu café. Também pode adicionar um pouco de manteiga ou leite no café. Isso vai ajudar na redução de seus efeitos nocivos.

Alternativas ao café

Se não tem nenhuma contra indicação não há problema em consumir café se não for em exagero. No entanto existem melhores alternativas.

A melhor é o chá. Chá preto, branco ou o mais popular chá verde. Todos têm cafeína mas o preto tem mais e o branco tem menos. O chá verde é provavelmente a melhor alternativa e tem também muitos outros benefícios.

Perguntas frequentes sobre o café

Café emagrece?

Sim. O café ajuda a perder peso devido ao seu efeito termogénico. Ele contribui para acelerar o metabolismo e consequentemente ajuda a emagrecer.

Café causa dependência?

Sim! Embora seja um efeito leve. Quem toma café regularmente sente dor de cabeça quando falta a cafeína. Esta dependência normalmente desaparece ao fim de alguns dias.café e enxaqueca

Café faz mal aos dentes?

Alguns dentistas dizem que não. Outros dizem que sim. A última vez que perguntei num dentista ele falou para beber o café com uma palhinha. É díficil dizer ao certo mas o que parece é que o café escurece os dentes e quem está a tentar clarear os dentes deve evitá-lo!

Café faz bem aos diabéticos?

Sim. O consumo equilibrado de café ajuda a regular os niveis de açucar no sangue. O café tem ácido clorogénico e a trigonelina alcalóide, que auxiliam na redução de glicose e insulina no pâncreas. No entanto não o tome com açúcar mas sim com adoçante!

Café previne cancro?

Sim! Segundo a OMS o consumo natural de café pode ajudar a combater e prevenir certos tipos de tumores que causam, por exemplo, cancro da mama, de pele, de próstata e de cólon.

Café tira o sono?

Sim! Qualquer bebida com cafeína, como café, coca-cola ou red bull tira o sono por momentos. Dependendo da quantidade ingerida e do nível de habituação da pessoa.

Como pode ver, o café tem imensos benefícios mas também tem o seu lado negativo. Tudo depende de si e da maneira como o consome!

Depois de beber o seu cafézinho, não se esqueça que a borra de café tem também muitos usos para a sua casa e saúde. Não a deite no lixo sem conhecer o que pode fazer com ela!