Os incríveis benefícios da laranja para a nossa saúde

A laranja é conhecida pela vitamina C e por ajudar no combate a gripes e constipações mas os seus benefícios vão muito para além disso.

Benefícios da laranja

Reduz o risco de AVC. Segundo uma pesquisa feita pela American Heart Association em cerca de 70 mil pessoas demonstrou que os que consumiram laranja durante o estudo tiveram menos 19% de casos de AVC.

Previne o aparecimento de pedra no rim. O consumo da fruta produz uma carga alcalina e diminui os níveis de ácido úrico no corpo, o que ajuda a controlar as pedras nos rins.

Diminui o colesterol mau. As fibras presentes na laranja diminuem a absorção do colesterol mau presente nos alimentos.

Previne certos tipos de cancro. Por ser rica em vitamina C e anti-oxidantes contribui para baixar a probabilidade de vir a ter cancro.

Protege os olhos. Um estudo feito pela Westmead Institute for Medical Research comprovou que quem come uma laranja por dia  tem menos 60% de probabilidade de ter degeneração macular.

Combate doenças respiratórias. O ácido fólico, presente na laranja, ajuda a diminuir crises alérgicas e é inclusivé o principio ativo em muitos medicamentos para problemas respiratorios!

Diminui a prisão de ventre. Todo mundo sabe o que a laranja faz pelo nosso transito intestinal.

Retarda o envelhecimento. A vitamina C e os antioxidantes contribuem para proteger a sua pele e retardar o envlhecimento.

Ajuda ao bom funcionamento da tiroide. A laranja estimula o bom funcionamento imunológico e melhora a absorção do ferro, mineral que costuma estar em falta em quem tem hipotireoidismo.

Luta contra as gripes e constipações! Toda a gente sabe que os citrinos com um pouco de mel são remédio santo contra estes males.

benefícios da laranja

Curiosidades sobre a laranja

Eis uma experiência engraçada de se fazer em casa!

O limoneno é um óleo que se encontra na laranja e que tem sido usado para o tratamento de cancro, por exemplo. Este óleo enfraquece a borracha. É igualmente um hidrocarboneto, ou seja, é inflamável, o que significa que se pode iniciar um fogo com uma laranja (de verdade)!!! 😉

Como comer

A laranja pode ser consumida fresca, na forma de sumo (embora seja melhor inteira) ou ser adicionada em receitas de bolos, geleias e sobremesas. 

Prefira sempre a laranja inteira pois o sumo sem as fibras torna-se desiquilibrado em termos de açucares.

Além disso, sua casca também é rica em antioxidantes e melhora a digestão, podendo ser usada para fazer chá ou na forma de raspas adicionadas à receitas.

Tipos de laranja

Existem vários tipos de laranja, baía, seleta, lima e pera mas só diferem em termos de côr, tamanho e sabor. Em termos de valor nutricional são muito identicas pelo que é irrelevante qual a escolhida.

Valores nutricionais da Laranja

A laranja tem os seguintes valores nutricionais (por 100gr)

valores nutricionais da laranja

Cuidados e contra-indicações

A laranja é um fruto fantástico. Para além de todos os benefícios que já vimos ela é barata, saudável e uma delicia mas é preciso também não exagerar e tomar certos cuidados.

Por exemplo pessoas com diabetes ou com doenças no fígado devem evitar consumir demasiado, principalmente na forma de sumo uma vez que neste estado a laranja perde muitas fibras.

Também não é aconselhada a pessoas que tenham problemas de estomago como ulceras já que a laranja causa alguma má disposição.

Agora que você conhece melhor os benefícios da laranja não se esqueça de a consumir regularmente!