Aprenda a fazer 11 misturas naturais para a ajudar na limpeza da sua casa!


Muitos dos produtos de limpeza têm substâncias nocivas, capazes de causar intoxicação e reacções alérgicas ao serem inalados. Além disso, tem um peso grande no orçamento mensal. “Mas existem alguns agentes de limpeza ‘escondidos’ na despensa da nossa casa que, além de não conterem componentes tóxicos, são baratinhos e funcionam bem”, diz a personal organizer Ingrid Lisboa, de São Paulo.

Estamos a falar do bicarbonato de sódio, da água oxigenada e do vinagre de vinho branco, que podem ser usados de várias formas na limpeza. Veja as instruções:

Aromatizador de ambientes
Misture 1 litro de água, 1/2 copo (americano) de vinagre, 1 colher (sopa) de bicarbonato, 1/4 de copo (americano) de álcool e 1 colher (sopa) de amaciador. Coloque no borrifador. Aplique nas almofadas e cortinas.

Desengordurante
Num balde grande, misture 3 ou 4 chávenas (chá) de vinagre branco com 1 de bicarbonato. A solução acaba com a gordura das paredes.

Desinfectante para a sanita
Despeje 1/2 chávena(chá) de vinagre branco na sanita. De seguida, adicione 1/2 chávena (chá) de bicarbonato. Essa mistura forma bolhas e espuma. Deixe por um minuto, esfregue e descarregue.

Tira-bolor
Misture partes iguais de bicarbonato e vinagre branco ou água oxigenada 10 volumes até formar uma pasta. Aplique na superfície embolorada, e deixe atuar por 30 minutos, esfregue com uma escovinha e retire o excesso com pano húmido.
[adinserter block=”8″]
Limpa-alumínio
Prepare uma pasta com 1 chávena (chá) de bicarbonato de sódio e a mesma medida de água oxigenada 10 volumes. Espalhe em todo o utensílio, deixe agir por alguns minutos e esfregue com uma esponja de aço ou bola de papel-alumínio.
Enxague bem e seque com um pano macio.

Limpa-carpete
Para remover manchas e sujidades difíceis, misture partes iguais de bicarbonato, sal e vinagre de vinho branco. Aplique a pasta sobre a mancha com uma escovinha, deixe secar e escove novamente. Sai tudo!

Limpa-vidros
Misture 1 parte de vinagre branco com 1 parte de água num borrifador e aplique no vidro. Passe um pano macio e seque com jornal.

Limpa-azulejos
Para limpar as beiras dos azulejos, faça uma mistura com partes iguais de bicarbonato de sódio e água oxigenada 10 volumes e escove a superfície (use uma escova de dentes para facilitar a remoção da sujidade).
[adinserter block=”8″]
Mistura desentupidora
Para não deixar o balcão entupir, use, de vez em quando, uma mistura de 250 ml de vinagre branco com 500 ml de água e 1/2 chávena (chá) de bicarbonato de sódio. A solução elimina a gordura e os restos de comida presentes nos canos.

Produto multiusos
Misture partes iguais de água oxigenada 10 volumes e vinagre de vinho branco com algumas gotas do seu óleo essencial preferido. Coloque num borrifador e aplique nos balcões da cozinha, bidés da casa de banho e noutras superfícies. Esta solução elimina as bactérias e perfuma o ambiente.

Tira-manchas
Misture partes iguais de água oxigenada 10 volumes e detergente neutro. Com uma esponja, esfregue sobre a mancha. Deixe atuar por um minuto e, de seguida, encharque o tecido com a mistura novamente (o equivalente a 1 moeda). Deixe absorver bem e, depois, lave como de costume. A solução remove manchas de vinho, sangue e suor.