O chá verde ajuda a emagrecer e tem muitos outros benefícios

(Última atualização em 14 Setembro, 2020)

O chá verde tem imensos benefícios. Ele é provavelmente um dos mais conhecidos e consumidos chás.

Muitas vantagens lhe são apontadas, desde o seu sabor amargo e intenso, ao papel que desempenha no processo de emagrecimento, uma vez que acelera o metabolismo, e consequentemente, ajudar a queimar gordura. Não esquecendo, o papel de “remédio natural” que lhe está associado há milhares de anos…

 

Experimente beber uma chávena deste chá todos os dias e vai ver estes resultados em um mês:


1. Vai consumir menos bebidas açucaradas, pois o paladar começa a habituar-se ao sabor amargo do chá verde
2. Uma vez que ajuda a reforçar as capacidades de defesa do sistema imunitário, não ficará tantas vezes constipado
3. Provavelmente, notará uma perda de peso
4. Reduz o mau colesterol
5. Poderá ajudar na redução do acne

Note-se que os efeitos variam de pessoa para pessoa e que o consumo de chá deve ser moderado. É por isso que recomendamos uma chávena por dia.

Mais benefícios do chá verde

Melhora a função cerebral

 
Diversos estudos relacionam o consumo regular de chá verde com uma melhora da função cerebral. Isso ocorre porque a cafeína, um dos componentes do chá verde, tem a capacidade de melhorar o desempenho em tarefas cognitivas de longa duração, que exigem estado de alerta.
 

Aumenta o desempenho físico

 
Beber chá verde aumenta a energia do organismo e melhora o desempenho físico.
 
benefícios do chá verde

Diminui o risco de cancro

Os polifenóis do chá verde são antioxidantes e sabe-se que dietas ricas nesse nutriente ajudam na prevenção de vários tipos de cancro

Afasta as doenças neurodegenerativas

Algumas substâncias do chá verde podem ter vários efeitos protetores no cérebro. Consumir regularmente a bebida podem reduzir o risco de Alzheimer e Parkinson, que são as doenças neurodegenerativos mais comuns.

Como preparar o chá verde

A erva natural é mais potente do que os chás de saquinho industrializado. Apesar de possuírem as mesmas substâncias, eles têm concentrações diferentes.

Por isso, sempre que possível, é importante preparar o chá verde com as folhas secas para potencializar os benefícios. A forma de preparo também altera as propriedades da bebida —a cada 1 grama de folha inclua 100 ml de água.

Deixe em infusão por cinco minutos em temperatura alta e consuma logo após o preparo para não perder os antioxidantes. Evite que a água ferva para que as folhas fiquem cozidas e com gosto ainda mais amargo.