Conheces este segredo que o Algarve esconde em Benagil?

22 Agosto, 2020

(Última atualização em 15 Novembro, 2020)

Poucas pessoas ainda conhecem as grutas ou algar de Benagil, este impressionante segredo que o Algarve esconde, mas quando o descobrires vais certamente ficar apaixonado!

Temos a felicidade de viver num país com centenas de quilómetros de costa e com algumas das melhores praias do mundo. E ao contrário do que muitos possam pensar, existem ainda muitas praias por descobrir um pouco por todo o lado, de norte a sul, e também no interior do país, onde existem muitas praias fluviais excelentes e com menos turistas…

No entanto, hoje vamos conhecer uma espectacular praia escondida na zona do Algarve e que não é (ainda) muito conhecida. Trata-se do Algar de Benagil, no concelho de Lagoa.

O que é o Algar de Benagil

O Algar é uma cavidade natural formada pela erosão do vento e da água, apenas acessível pelo mar.  Fica localizada entre a Praia de Benagil e a Praia de Corredoura, antes da Praia da Marinha.

Este tipo de formação rochosa é muito comum no litoral sul do Algarve. Existem várias outras grutas, nem todas visitáveis, mas com certeza Benagil é a mais famosa de todas.

algar de benagil

A característica marcante da gruta é uma enorme abertura no topo que deixa passar a luz do sol, iluminando as paredes rochosas e criando efeitos de cores muito bonitos. Enfim, é aquela imagem super famosa dos postais do Algarve.

Como pode ver pelos seus próprios olhos no vídeo que se segue, trata-se de uma enorme gruta a que apenas é possível aceder por mar e que tem uma praia de areia no seu interior.

Quer saber mais sobre esta maravilha da natureza? Então não perca nada do que vamos mostrar a seguir!

O Guia Michelin considerou a Gruta de Benagil a 15ª gruta mais bonita do mundo. O Windows encontrou também uma forma de homenagear esta lindíssima gruta, usando uma fotografia para criar um screensaver para o Windows 10.

Como chegar até Benagil

Para visitar o Algar de Benagil, precisa chegar até a praia de Benagil.  Se a sua hospedagem não fica perto da praia, você tem que ir até lá de carro ou a pé. Eu fui primeiro a pé, e no dia seguinte, de carro. Um pequeno perrengue que atrapalhou a visita.

O carro é a solução mais simples, mas no verão precisa chegar cedo para estacionar sem estresse. Não há vagas na orla,por sinal minúscula, e os estacionamentos ficam no topo da ladeira de acesso.

Quem gosta de ecoturismo, pode tentar uma caminhada a pé pela trilha costeira – conhecida como Percurso dos Sete Vales Suspensos – que liga a praia de Vale Centianes à praia da Marinha, uma das mais belas do Algarve. São aprox. 5,7 km de trilha exclusivamente para pedestre, acima do nível do mar, entre ribanceiras e falésias maravilhosas. Nem preciso dizer que as paisagens são escandalosamente belas. É o paraíso dos fotógrafos e instagrammers!

Experimente um passeio de barco

Se tiver oportunidade, aconselho-o(a) vivamente a visitar a Gruta de Benagil. Vale decididamente a pena. Embora seja possível alcançá-lo nadando na caverna da Praia de Benagil, não aconselhamos que o número de barcos visitantes possa torná-lo perigoso. Claro que há muitos barcos que oferecem um caiaque ou até uma prancha de Stand Up Paddle, na Praia de Benagil, e depois remar até à Gruta. Outra praia a partir da qual também consegue chegar pelos seus próprios meios à Catedral de Benagil é a Praia da Marinha, mas esta já se encontra mais afastada e requer o uso de uma canoa ou caiaque para percorrer a distância. No entanto, a maneira mais popular passa por embarcar numa viagem de barco ao longo da costa. Estas viagens irão mostrar-lhe as grutas e rochas mais bonitas da região e incluem, evidentemente, uma visita à Gruta de Benagil.

Veja também: Melhores sítios para turismo rural