6 Mitos sobre os refugiados!


(Última atualização em: 11 Setembro, 2015)

O jornal Expresso lançou uma noticia sobre os refugiados. Algumas das verdades que precisamos todos de saber. Posto isto acho pretinente exclarecer algumas das mentiras que têm vindo a ser contadas e posteriormente, têm gerado uma onda de indignação.
Isto merece ser lido.

1. UM COMBATENTE DO DAESH ENTRE OS REFUGIADOS:

Este homem é na verdade, segundo a BBC um antigo comandante do exercito de libertação Síria, que combate as forças do Daesh. Este homem chama-se Laith Al Saleh. Esta história chegou a ser contada pela agência Associated Press em Agosto.
A possibilidade de existirem tropas do Daesh a entrarem na Europa tem vindo a ser negada por várias organizações mundiais.

2. RECUSAM COMIDA DA CRUZ VERMELHA POR CAUSA… DA CRUZ!

Este video que tem vindo a ser partilhado nas redes sociais pelo mundo inteiro, mostra os refugiados junto à fronteira da Macedónia com a Grécia. No video vemos os refugiados a protestar e a recusar os pacotes de àgua e comida dados pela Cruz Vermelha. Supostamente isto seria devido à cruz que é semelhante à cruz Cristã. No entanto isto acabou por ser desmentido pelo próprio senhor que fez o vídeo, que declarou a um jornal Italiano ( Il Post), que os refugiados recusaram a ajuda em forma de protesto por não poderem entrar na Macedónia. Isto porque já teriam chegado aquela zona há pelo menos 3 dias, e já estavam à 2 horas debaixo de chuva. A Cruz Vermelha acabou por confirmar tudo.

3. SÃO TÃO POBRES, MAS PAGAM MILHARES AOS CONTRABANDISTAS…

Grande parte destes refugiados não estão a fugir do seu País devido à pobrza, mas sim por causa da guerra. Muitos deles são de classe média alta, com curso superior e que falam inglês.

4. TÊM SMARTPHONES

Leiam este artigo no jornal britânico “The Independent” – “Surprised that Syrian refugees have smartphones? Sorry to break this to you, but you’re an idiot”.
A Síria não é um País rico, mas não é dos mais pobres. Muitos dos smartphones custam menos de 100 euros naquele País.

5. QUEREM INVADIR A EUROPA

Se forem considerados apenas refugiados Sírios, os cerca de 250 mil que em Junho vieram para a Europa são apenas 2% do total número de refugiados provocados por esta guerra.
Segundo o Alto Comissariado da ONU para os refugiados. Menos de 350 mil pediram asilo na Europa. O número constitui apenas 0,02% do total da população da Europa (cerca de 740 milhões).

6. QUASE UM QUARTO DOS MUÇULMANOS É RADICAL

Este video já foi lançado à mais de um ano, mas como agora anda toda esta propaganda contra os refugiados, foram busca-lo novamente. Esta Senhora é Brigitte Gabriel uma famosa ativista anti-islâmica dos EUA. Todos estes senhores são islamofóbicos.

Vejam a noticia lançada pelo Expresso:

http://expresso.sapo.pt/internacional/2015-09-10-Seis-mitos-sobre-os-refugiados