12 maus hábitos que que lhe tiram energia e como os deixar



Ser despreocupado, alegre e cheio de vida não tem nada a ver com a idade, dinheiro, ou até mesmo o número de gostos do Instagram. Se te sentires cansado, talvez tenhas deslizado sobres alguns desses maus hábitos comuns que minam a sua satisfação com a vida te tiram toda a tua energia, ficando cansado e desgastado. Felizmente, sempre podes fazer alterações para melhorar os teus níveis de energia todos os dias.

Aqui estão os Top 12 maus hábitos que muitas pessoas têm que retiram a sua energia (tanto espiritual como fisicamente).

1. Seja um lobo solitário

Profissionais de saúde mental afirmam que o isolamento social pode ser tão prejudicial para a saúde como fumar cigarros ou obesidade. Num estudo de adultos mais velhos, os pesquisadores descobriram que as pessoas que se sentiam solitárias ou sentiam que não tinham um amigo ou um ente querido em quem confiar…tinham menor qualidade mental e saúde física. Todos nós precisamos de um amigo. Invista os seus relacionamentos com pessoas que se preocupam com o seu bem-estar e querem vê-lo bem-sucedido.

2. Resolver

“Dissonância cognitiva” é o estado de ter crenças e pensamentos em conflito sobre uma situação ou escolha que você fez. Conduz a um stress mental contínuo.

Concedido, a vida nem sempre é perfeita, e fazer compromissos é uma parte natural e saudável da vida. No entanto, pensar, “Este é o melhor que eu nunca vou ter” ou “Eu não mereço melhor” está segurando você de volta. Não tenha medo de tomar decisões ousadas e de mudar coisas que não estão funcionando.

3. Não tem fronteiras

Muitas vezes, sentimo-nos mal ou culpados por dizer “não” quando alguém pede um favor, nos convida para sair, ou quer pedir algo emprestado. Não tenha medo de responder com sinceridade. Enquanto todos nós temos algumas responsabilidades não tão divertidas, não há razão para concordar com algo pelo qual mais tarde sabemos que nos vai colocar com stress.

4. Viva além de seus meios

Todos nós já ficamos a dever pelo menos uma vez e gastar dinheiro que não tem vai leva-lo à preocupação persistente e dúvidas. Liberte-se: deixe a sua carteira viver no presente, não no futuro.

 

5. Guardar ressentimento


Ann Landers, escreveu: “segurar o ressentimento é como deixar alguém que você despreza vivo, livre de aluguer na sua cabeça.” Não só alugar livremente mas há também uma conta de serviço público, nomeadamente a sua energia. Perdoe e esqueça.

6. Arranja um tempo para ti mesmo

Guarde sempre tempo para si mesmo na sua agenda. Liberte-se do stress e use o tempo para dormir, descansar, meditação, leitura ou hobbies.

7. Comida não saudável (junk food)

Comer junk food, especialmente bebidas açucaradas e guloseimas, liberta  dopamina no cérebro. Esse é o mesmo produto químico liberado quando faz uso das drogas, álcool ou jogos de azar. Em outras palavras, é altamente viciante, fazendo você querer mais e mais. Além disso, a má nutrição com fast food e comida embalada, produtos processados ​​tem um impacto significativo sobre o seu nível de energia. Em vez disso escola sempre comida saudável e água em vez de refrigerantes.

 8. Redes Sociais

Cada vez mais, cientistas, pais e terapeutas gastam muito tempo com as redes sociais o que leva à depressão, à ansiedade social e à solidão em adolescentes e adultos jovens. No Facebook e no Instagram, todos apresentam uma vida polida e perfeita. Nossas próprias vidas por trás da tela parecem aborrecidas e tristes. As redes sociais são uma ótima ferramenta, mas tenha cuidado para não gastar demasiado tempo nela.

9. Carregar o telemóvel na cama

Não, não é por causa da radiação celular que faz mal ao seu cérebro. Quando é tarde  e você não consegue dormir, a tentação de ir ao telemóvel é de 300%. No entanto, virar-se para dispositivos quando não consegue dormir, pode transformar essa inquietação em insónia. Uma boa maneira de resistir à tentação é carregar o telefone noutra sala.

10. Seja uma batata de sofá

Lembra-se como comer junk food poder liberar dopamina no cérebro, sabe muito bem e causa vício?  Bem… o exercício físico também faz bem e causa vício… a única diferença é que este é um bom vício e que é bom para a sua saúde. Além disso, estar apto significa que o seu corpo funciona da forma mais eficiente, o que significa que a sua energia dura mais tempo.

11. Reclamar

Pensamento positivo traz benefícios para a sua saúde mental e causa uma sensação de bem-estar. Reclamando so causa aspetos negativos na sua saúde. Sorria 🙂

12. Estagnar

Às vezes parece que você está fazendo a mesma coisa, dia após dia. Todos nós sabemos o sentimento: comer, dormir, trabalhar, Netflix, repetir.

Sair da rotina e tentar algo novo será algo que deve passar a fazer. Viagens, mesmo que seja apenas para um novo restaurante ou parque, tente coisas novas. Pequenas mudanças podem fazer você sentir-se muito mais satisfeito.