12 benefícios do ovo para a nossa saúde

6 Abril, 2017

(Última atualização em 20 Setembro, 2020)

Existem muitos mitos em torno do ovo mas ele tem muitos benefícios para a nossa saúde quando comido regularmente e na frequencia certa.

Pode até nem ver isto com muita frequência em livros ou nas redes sociais, mas hoje em dia a “má reputação” que havia sobre o ovo tem sido modificada.

Na verdade, hoje em dia os ovos merecem ser chamados de “superalimentos”. Mesmo nutricionistas dizem que os ovos são incrivelmente nutritivos.

Adicione mais ovos à sua alimentação. Eles estão carregados de nutrientes, e a maioria deles não estão contidos na dieta ocidental. Os ovos são ricos em proteínas, aminoácidos, ferro e antioxidantes. Eles são ótimos para atletas e indivíduos que tentam ganhar músculo.

Não divida o ovo e coma tanto a gema como a clara. As gemas de ovo contêm nutrientes que combatem a gordura chamada colina. Isto é o que precisa na sua luta contra o excesso de peso.

Procure consumir ovos orgânicos, uma vez que eles não contêm antibióticos, hormonas e vacinas. 

A Dra. Molly Morgan, RD, uma especialista certificada em nutrição desportiva, descobriu que os ovos têm cor diferente, e isso depende do tipo de frango. O valor nutricional é o mesmo.

O ovo tem muitos benefícios e é um dos alimentos mais saudáveis na Terra, portanto, tente comê-los com mais frequência. 

Benefícios do ovo

benefícios do ovo

1.Os ovos o salvarão
O corpo humano produz onze aminoácidos, e precisa de mais nove para funcionar corretamente. Os ovos podem dar-lhe os restantes nove. A falta destes aminoácidos causa perda de músculo, imunidade fraca, fraqueza, fadiga, e cabelo e pele fracos

2.Regular o colesterol
O colesterol pode causar muitos problemas. Existem dois tipos de colesterol, mau e bom. Ovos são embalados em porções saudáveis, ao contrário do que se pensava.

3.Reforço da Imunidade
Coma um ovo ou dois todos os dias para combater infeções, doenças e vírus. Os ovos contêm 22% da sua ingestão diária recomendada de selénio. Este nutriente fortalece a imunidade e regula certas hormonas.

As crianças devem comer ovos também. A deficiência de selénio pode levar ao desenvolvimento de doença de Keshan e doença de kashin-Beck. Isto aplica-se a crianças e adultos.

4.Reduzir o risco de problemas cardíacos
LDL ou moléculas de mau colesterol tendem a se fixar nas paredes da artéria, levando a aterosclerose.

Partículas de HDL descartam moléculas de gordura das artérias. Existem muitos tipos de partículas LDL, e estes são todos diferentes em tamanho.

Investigadores confirmaram que quanto maior a partícula, melhor. Pessoas com pequenas partículas LDL correm um maior risco de desenvolver problemas cardiovasculares quando comparados com indivíduos que têm grandes partículas.

Os ovos podem aumentar as partículas de colesterol LDL, e assim reduzir o risco de doença cardíaca.

NOTA: não frite o ovo em óleo pois nesse caso faz o contrário e contribui para o colesterol mau.

5.Estimula o cérebro
Colina em ovos dá ao seu corpo valor nutritivo e poder. Também está compreendido em membranas celulares. A colina é também necessária na síntese de acetilcolina.

Mais de 90% de todos os americanos comem menos do que a quantidade diária recomendada do neurotransmissor. Numerosos estudos têm demonstrado que a falta de colina provoca distúrbios neurológicos e diminuição da capacidade cognitiva.

6.Ovos fortalecem dentes e ossos
Os ovos são uma das raras fontes naturais de vitamina D, que os torna benéficos para a nossa pele e dentes. Melhoram a absorção de cálcio, e isso é ótimo para a função do seu coração, cólon e metabolismo.

7.Ovos melhoram pele e cabelo
Não pode esperar ter cabelo e pele saudáveis se você mesmo não for saudável. Os ovos contêm vitaminas B2, B5 e B12. Estas vitaminas B presentes nos ovos fortalecem o cabelo, pele e olhos. Também melhoram a função do seu fígado e cérebro.

8.Melhorar a visão
As gemas de ovo contêm luteína e zeaxantina. Isso reduz o risco de degeneração macular relacionada com a idade e cataratas, as duas principais razões para cegueira e deficiência visual.

De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o consumo regular de gemas aumenta os níveis de zeaxantina em 114-142%. Os níveis de luteína são aumentados em 28-50%.

9.Perder peso
Se está a tentar perder peso, os ovos são ótimos para si. Os ovos podem ajudá-lo a derreter gordura e perder excesso de quilos.

Um estudo de oito semanas mostrou que as pessoas que comem ovos ao pequeno almoço perdem 65% mais peso do que aqueles que não o fazem. Você também vai perder 16% mais gordura corporal, reduzir 61% do IMC e 34% da sua circunferência da cintura.

O motivo é simples: os ovos trazem imensa proteina, o que cria musculo e consequentemente reduz a gordura!

Veja também: dieta do ovo cozido.

10.Sentir-se cheio
Os ovos são ricos em proteínas. Alguns especialistas usam-nos como uma medida para a proteína. Estudos têm mostrado que alimentos ricos em proteínas afetam o apetite. O índice de saciedade estima o efeito dos alimentos na sua plenitude, e os ovos estão no topo.

11.Reduzir o stress e a ansiedade
Já escrevemos sobre os nove aminoácidos encontrados nos ovos. Estes aminoácidos também podem afetar sua saúde mental. Um estudo de 2004 da Academia Nacional de Ciências mostrou que pode reduzir a ansiedade e o stress, ajustando os níveis de serotonina no sistema nervoso.

12.Ovos dão-lhe energia
A Vitamina B2 e outras vitaminas B são boas para a sua energia, uma vez que convertem os alimentos que você come em combustível. Um ovo contém 15% da ingestão diária recomendada de vitamina B2. Os ovos não só aumentam a sua energia, mas também a tonalidade do seu corpo. Os ovos pertencem ao grupo dos 25 alimentos mais poderosos tonificantes do corpo.

Os benefícios do ovo são tantos que até existe uma dieta popular à base de ovos chamada dieta do ovo cozido.

Valores nutricionais do ovo

Evite comer o ovo frito pois ele contribui para o mau colesterol. Veja a diferença de valores nutricionais consoante a forma como cozinha o ovo.

valores nutricionais do ovo

Consumo recomendado do ovo

Tal como tudo na vida, o que é demais é moléstia! E é por isso que devemos consumir o ovo com peso e medida, mesmo sabendo dos imensos benefícios que ele tem.

Quantos ovos devo comer por semana?

A quantidade ideal de ovos a comer por semana é entre 3 a 7. Eles podem ser consumidos cozidos ou escalfados mas nunca fritos.

Os ovos causam colesterol?

Consumir ovos cozidos na quantidade recomendada ajuda a reduzir o colesterol mau. Comer ovos fritos ajuda a aumentar o colesterol mau.

Evite consumir ovos crus. Eles representam um perigo acrescido desnecessário. E se está grávida nem pense em tocar em ovos crus!