12 coisas do nosso dia-a-dia que a Suécia deu ao mundo

24 Outubro, 2017

(Última atualização em 7 Agosto, 2020)

Pode ser uma surpresa para si a quantidade de coisas que usamos no quotidiano que foram inventados na Suécia. Claro, há aquelas coisas ” grandes”, como a dinamite e o pacemaker, mas onde os suecos realmente brilharam foi em inventar ou modificar as coisas melhores que usamos todos os dias. Aqui estão 12 dos melhores.

GPS

Lembra-se dos dias em que desdobrava um grande mapa de papel e seguia uma minúscula linha com o dedo enquanto tentava descobrir se estava na estrada certa, tudo enquanto tentava conduzir? Ou talvez tivesse um copiloto que gritava por onde seguir e virou-se quando você foi pela volta errada. Esses dias foram devidamente encomendados à história quando o sistema de GPS da Hokan Lans tornou-se o padrão mundial para o transporte marítimo e a aviação civil – e é a base do GPS que usamos nos nossos telefones e em todos os outros lugares hoje.

Chave de boca ajustável

Johan Petter Johansson obteve mais de 100 patentes na vida e uma delas foi para a chave ajustável (juntamente com a chave do encanador), o que salvou os trabalhadores e os entusiastas de DIY do problema e do custo de transportar vários pacotes de chaves. Também conhecido como a chave sueca, Johansson concluiu um acordo em 1891 para que a chave inglesa fosse distribuída mundialmente sob a marca comercial ‘Bahco’, e hoje foram vendidas mais de 100 milhões de chaves.

Skype

Preocupar-se com os custos dos telefonemas de longa distância foi subitamente superado quando Niklas Zennström da Suécia co-desenvolveu o Skype. A invenção coincidiu com conexões de Internet de alta velocidade, o que ajudou a empresa a decolar. As empresas passaram a fazer videoconferência e a avó percebeu que não precisava ficar sem a sua reforma apenas para poder conversar com seu neto favorito. O Skype foi vendido para a Microsoft em 2011 (por US $ 8,5 bilhões), então da próxima vez que o Skype falhar ou não funcionar completamente, não culpe os suecos.

Embalagem longa-vida (Tetra Pac)

Tem sido chamado de uma das maiores invenções da Suécia em nada menos do que a Real Academia Sueca de Ciências da Engenharia, e é difícil imaginar a vida sem cartões de papelão. Inventado por Eric Wallenberg durante a Segunda Guerra Mundial, o pedido era criar embalagens viáveis para o leite que pudessem competir com garrafas de vidro, era barato e usava o menor material possível. Após várias falhas no laboratório, Wallenberg teve a ideia de usar uma única folha de papel enrolada num cilindro e dobrada de dois lados, criando um tetraedro matemático. A invenção foi tão bem-sucedida que se tornou a base de uma das principais empresas da Suécia, que ainda usa a fórmula hoje.

Cinto de segurança de três pontos

Longe vão os dias em que as pessoas se atiraram (e os seus filhos) no carro sem pensar em curvar-se – e mesmo se eles se curvassem, eles simplesmente tinham uma alça no colo, o que não era muito bom quando ocorria um acidente de carro de alto impacto. Então, Nils Bohlin inventou o cinto de segurança de três pontos para a Volvo, ajudando a empresa de automóveis a consolidar a sua reputação de segurança e economia em todo o mundo no processo. O design exclusivo, que atravessa a cintura e sobre o ombro como um “Y” espalha energia durante um acidente, diminuindo o impacto geral. O que é mais surpreendente é que a Volvo derrubou a invenção, colocando a segurança do mundo à frente do lucro.

Fecho de correr

O fecho de correr, como o conhecemos hoje, foi desenvolvido por várias pessoas durante o seu caminho bastante atrevido para a glória, mas foi o nascido na Suécia Gideon Sundbäck que melhorou os protótipos dos seus predecessores e desenvolveu o fecho de correr que usamos hoje. O seu redesign – chamado “fixador separável” foi patenteado em 1917 e apresenta dentes interligados juntos e separados por um controle deslizante.

Monitor de tela plana

Se não fosse pela descoberta de cristais líquidos ferroelétricos de Sven Thorbjörn Lagervall em 1979, não estaria a ler estas palavras no seu monitor de tela plana. A sua descoberta levou ao desenvolvimento da tecnologia para monitores de tela plana, que entrou em produção em massa em 1994.

Fósforos de segurança

Os fósforos podem ter existido durante muito tempo, mas eram perigosos e imprevisíveis. Isso era assim até Gustaf Erk Pasch ter conseguido corrigir esse problema. O Pasch deu uma olhada e decidiu mover o fósforo inflamável, que estava embutido na cabeça da partida, ao lado da caixa de fósforo, bem como substituir o fósforo amarelo venenoso por uma versão vermelha não tóxica. Como resultado disso, os fósforos de inovação tornaram-se muito mais seguros e, muitas vezes na história, a Suécia produziu quase 75% dos fósforos vendidos no mundo.

Telefone

Talvez já tenha ouvido falar do gigante sueco de telecomunicações Ericsson, talvez não tenha. Mas o que você certamente ouviu falar – e talvez até mesmo visto – é o aparelho de telefone, que foi criado pela Lars Magnus Ericsson em 1885. Ele revolucionou o uso de telefones e, eventualmente, todos os aparelhos foram baseados nesse design. Talvez não possamos ter muitos destes nos nossos lares, mas é difícil imaginar um mundo sem essa invenção.

Escala de temperatura Celsius

Apenas cinco países no mundo ainda adotaram a escala de temperatura Celsius, que foi desenvolvida pelo matemático e astrónomo sueco Anders Celsius. Celsius já havia feito grandes contribuições para o campo da astronomia com suas observações órbitas planetárias e eclipses, mas foi o seu novo termómetro, que mediu os 100 graus entre congelamento e fervura, que realmente fez seu nome. Literalmente.

Rato de computador

É Håkan Lans novamente, o homem com muitas e muitas patentes. Além do GPS, Lans inventou o antecessor do que eventualmente se tornaria o rato padrão do computador. Além disso, ele desenvolveu os gráficos computacionais em cores que são usados em quase todos os computadores hoje. O homem era imparável.

Garrafa de coca-cola

Há pouco mais de 100 anos atrás, um dos projetos de consumo mais emblemáticos de todos os tempos – a garrafa de Coca-Cola – foi introduzido no mundo. Embora esteja facilmente entre os projetos mais reconhecidos do mundo, poucas pessoas sabem que a garrafa de refrigerante distintiva foi projetada por um sueco; Alexander Samuelsson. O resumo original era “projetar uma garrafa tão distinta que você a reconheceria ao senti-la no escuro, ou a mentira quebrada no chão.” Acho que todos podemos concordar com Samuelsson mais do que cumpriu essa tarefa”.