10 filmes altamente inteligentes apenas para pessoas inteligentes

8 Agosto, 2020

Encontrar filmes inteligentes não é fácil com tanto lixo que se produz hoje em dia.

A primeira pergunta na sua mente quando lê o título deve ter sido: “o que exatamente é um filme de alto conceito?”. Bem, um filme de alto conceito é aquele cuja ideia pode ser facilmente resumida em uma ou duas frases. Pode ser contrastado com o conceito baixo, que está mais preocupado com o desenvolvimento do personagem e outras sutilezas que não são tão facilmente resumidas. Basicamente, um filme que se concentra mais na idéia do que nos personagens é um filme de alto conceito.

Com isso fora do caminho, aqui está a lista dos 10 melhores filmes de alto conceito, ou “filmes para pessoas altamente inteligentes”.

10. Coerência (2013)

“Coerência”, uma história de oito amigos num jantar que experimenta uma cadeia preocupante de eventos de flexão da realidade, baseia-se essencialmente numa teoria científica chamada de teoria de gato de Schrödinger. O gato de Schrödinger é uma experiência de pensamento, às vezes descrita como um paradoxo, inventado pelo físico austríaco Erwin Schrödinger em 1935. Em termos simples, é a possibilidade de existência de múltiplas realidades simultâneas ao mesmo tempo.

9. Pi (1998)

‘Pi’ é notável pela cobertura de uma série de temas, incluindo a religião, o misticismo e a relação do universo com a matemática. A história sobre um matemático e a obsessão com a regularidade matemática contrasta duas entidades aparentemente irreconciliáveis: a humanidade imperfeita e irracional, o rigor e regularidade da matemática, especificamente a teoria dos números.

8. Código-fonte (2011)

Colter Stevens de Jake Gyllenhaal é um piloto e parte do programa secreto do governo, pelo qual ele é dado para reviver os últimos minutos na vida de outro homem, que morreu numa explosão de comboio. Stevens é necessário para achar a identidade do bombardeiro, mas quando ele toma a tarefa, ele vê muitas coisas em jogo, o tempo menos disponível. O “código-fonte” dá um novo toque nos filmes de viagem no tempo a que estamos acostumados a ver, e fa-lo de forma brilhante.

7. Efeito borboleta (2004)

A teoria do caos é uma teoria incompreensível. De acordo com ele, um pequeno evento num lugar pode levar a eventos influentes longe do mesmo. Quando Eric Bress e Mackye Gruber fizeram dessa teoria um filme, obviamente, isso seria algo que não tínhamos visto antes. Evan (Ashton Kutcher) é um adolescente que frequentemente se desmantela devido a dores de cabeça insuportáveis e é transferido para o passado, onde ele pode fazer alterações na sua vida e na de outros também. Mas quando descobre que pequenas mudanças no passado podem mudar drasticamente o presente, Evan encontra-se em realidades paralelas macabrosas. Não é um filme perfeito, mas é muito interessante.

filmes inteligentes

6. Predestinação (2014)

A predestinação é uma realidade adequada para a forma como os filmes de viagem temporal são feitos e como eles estão incertos. Ele incorpora um viajante temporal, girando no tempo entre 1945 e 1993 em busca do bombardeiro Fizzle. O filme é baseado num conceito conhecido como paradoxo de predestinação. O paradoxo da predestinação é uma sequência de eventos (ações, informações, objetos, pessoas) em que um evento está entre as causas de outro evento, que por sua vez está entre as causas do primeiro evento mencionado.

5. Upstream Color (2013)

É quase impossível identificar uma coisa sobre a qual se trata “Upstream Color”, mas numa perspectiva mais ampla, ela explora a relação simbiótica entre o homem, o animal e a natureza através da jornada pessoal de dois indivíduos para auto descoberta depois de terem sido tirados de tudo o que sabem e possuem. Metamórficamente, ‘Upstream Color’ é multi-camadas, mas principalmente é sobre as coisas que estão fora e além do nosso controlo.

4. A Origem (Inception) (2010)

Quando você tem inúmeros fóruns, artigos, postagens de blog, peças de pensamento sendo escritas sobre um topo de giro (ou caindo), é suficiente evidência da popularidade e influência de “Inception” na cultura pop. ‘Inception’ tornou os filmes intelectuais frescos novamente – mesmo que as fortes doses de CGI pudessem ser evitadas. Se o “Inception” é verdadeiramente um ótimo filme permanecerá discutível, mas não tenho dúvida em que continuará a ser uma forragem para discussão e argumentos para os próximos anos, e isso é suficiente para garantir seu lugar nesta lista.

3. 2001: Space Odyssey (1968)

Impressionantemente inspirado por uma curta história chamada ‘The Sentinel’ escrita por Arthur C. Clarke; que co-roteou o roteiro junto com Kubrick; o filme narra a jornada de uma equipe de cientistas para Júpiter junto com o computador sensível HAL 9000. “2001: Uma Odisséia do Espaço” usa destreza a ciência e as viagens espaciais para penetrar profundamente em teorias filosóficas que vão do existencialismo à evolução.

2. Primer (2004)

‘Primer’ não é apenas um filme; é um enigma de ciência elaborado. Em suma, é sobre dois amigos que (tipo, acidentalmente) inventam uma forma de viajar no tempo. Inicialmente, eles pensam em usá-lo apenas para ganhar dinheiro, mas em breve o egoísmo e a falta de visão os levam a criar tantos prazos sobrepostos (pelo menos 9) que eles perdem o controle de si mesmos, da sua amizade e da tecnologia. Para entender completamente todos e cada um dos aspectos do ‘Primer’, é necessário vê-lo várias vezes. Quando finalmente “apanha” o filme, não se surpreenda se se sentir extasiado e vitorioso, não muito diferente de como se sente quando é capaz de resolver um enigma difícil.

1. The Matrix (1999)

Muito mais do que apenas um filme, “The Matrix” não tem sido nada menos que um fenómeno. Isso mudou a forma como as pessoas olhavam para o mundo ao seu redor e até as tornavam cínicas. Um filme que praticamente introduziu o conceito bastante aterrorizante da realidade simulada, pediu uma série de questões filosóficas vitais sobre a humanidade e seu propósito real. Até hoje, nem todas as perguntas que o filme pede foram respondidas.

Veja também a nossa sugestão de filmes sobre apostas.